TEORIA E PRÁTICA INTERDISCIPLINAR DE UM PROJETO INTEGRADO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (PERCURSO PERFORMA)
Resumo
Este artigo apresenta os resultados do Performa, um projeto integrado de ensino, pesquisa e extensão da Universidade da Região de Joinville (Univille) que engloba, interdisciplinarmente, as áreas da Psicologia, Artes Visuais, Direito e Letras. Por estar vinculado ao estágio de psicologia educacional do curso de Psicologia, o Performa, inicialmente, era um percurso formativo continuado com professores da rede básica de educação. Em 2022, o projeto ampliou seu público e começou a trabalhar com discentes do ensino médio, posteriormente também se vinculando às clínicas jurídicas, do curso de Direito. Neste artigo é relatada a metodologia Performa ligada ao trabalho com a curricularização da extensão, que contempla a dimensão operativa das metodologias participativas, das oficinas estéticas e do suporte do desenvolvimento conceitual, envolvendo os acadêmicos (profissionais em formação) com a vivência de sua profissão.
Referências
BARBOSA, Alexandre; ANJOS, Ana; ANZONI, Cíntia. Impactos na aprendizagem de estudantes da educação básica durante o isolamento físico social pela pandemia do COVID-19. Revisão Crítica ou Revisão de Escopo (CoDAS), v. 34, n. 4, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317-1782/20212020373. Acesso em: 4 out. 2023.
BARBOSA, Ana Mae. John Dewey e o ensino da arte no Brasil. São Paulo: Cortez, 2001.
CALLIGARIS, Contardo. A adolescência. São Paulo: Publifolha, 2000.
CEPEDISA – CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS DE DIREITO SANITÁRIO. Dossiê infâncias e covid-19: os impactos da gestão da pandemia sobre crianças e adolescentes. São Paulo: Instituto Alana, 2022.
CORDEIRO, Aliciene Machado Fusca; GOMES, Allan Henrique; SILVEIRA, Gabriela Kunz; RUCKL, Flávia Filippi. PERFORMAR – Percursos formativos docentes e discentes na rede de educação básica. Projeto de pesquisa submetido ao Edital de Projetos Integrados. Pró-Reitoria de Ensino, Pró-Reitoria de pesquisa e Pós-Graduação, Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários. Univille. Joinville: Univille, 2021.
DEWEY, John. A escola e a sociedade: a criança e o currículo. Lisboa: Relógio D’água, 2002.
DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.
GADOTTI, Moacir. Extensão universitária: para quê? Instituto Paulo Freire, 2017. Disponível em: http://www.paulofreire.org/images/pdfs/Extens%C3%A3o_Universit%C3%A1ria_-
_Moacir_Gadotti_fevereiro_2017.pdf. Acesso em: 5 set. 2021.
GOMES, Allan Henrique; SILVEIRA, Gabriela Kunz. Percurso de formação e trabalho docente no campo da desigualdade social. Projeto de pesquisa submetido ao Edital de Demanda Interna. Pró Reitoria de pesquisa e Pós-Graduação Univille. Joinville: Univille, 2019.
KLEIN, Julie Thompson. Interdisciplinarity: history, theory, and practice. Detroit: Wayne State University Press, 1990.
LIMA, Ana Laura; PAVANELLO, Beatriz; RIBEIRO, Gabriela et al. Relatório final de psicologia educacional: performatividade. Estágio curricular supervisionado em Psicologia Educacional. Orientador: Dr. Allan Henrique Gomes. Joinville: Univille, 2022.
MORIN, Edgar. Educação e complexidades, os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2005.
NOBRE, Márcio et al. Que escola pós pandemia? SciELO Preprints, set. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.5338. Acesso em: 27 set. 2024.
SALVATORI, Ana P.; GOMES, Allan H.; CORDEIRO, Aliciene F. M. Pesquisa documental em educação: contribuições para a formação continuada de professores. Revista Intersaberes, v. 17 n. 40, p. 175-188. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/2281. Acesso em: 4 out. 2023.
SILVA, Etevaldo. Curricularização da extensão: possibilidades e caminhos para implementá-la. Experiência. Revista Científica de Extensão, v. 5, n.1, p. 8-14, 2019.
UNIVILLE – UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE. Projeto Pedagógico do Curso de Letras, Campus Joinville. Joinville: Univille, 2020.
UNIVILLE – UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE. Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia, Campus Joinville. Joinville: Univille, 2019.
WARAT, Luis Alberto. Epistemologia e ensino do direito: o sonho acabou. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2004. 496 p.
WARAT, Luis Alberto. Manifestos para uma ecologia do desejo. São Paulo: Acadêmica, 1990. 136 p.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).