TEORIA E PRÁTICA INTERDISCIPLINAR DE UM PROJETO INTEGRADO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (PERCURSO PERFORMA)
Abstract
Este artigo apresenta os resultados do Performa, um projeto integrado de ensino, pesquisa e extensão da Universidade da Região de Joinville (Univille) que engloba, interdisciplinarmente, as áreas da Psicologia, Artes Visuais, Direito e Letras. Por estar vinculado ao estágio de psicologia educacional do curso de Psicologia, o Performa, inicialmente, era um percurso formativo continuado com professores da rede básica de educação. Em 2022, o projeto ampliou seu público e começou a trabalhar com discentes do ensino médio, posteriormente também se vinculando às clínicas jurídicas, do curso de Direito. Neste artigo é relatada a metodologia Performa ligada ao trabalho com a curricularização da extensão, que contempla a dimensão operativa das metodologias participativas, das oficinas estéticas e do suporte do desenvolvimento conceitual, envolvendo os acadêmicos (profissionais em formação) com a vivência de sua profissão.
References
BARBOSA, Alexandre; ANJOS, Ana; ANZONI, Cíntia. Impactos na aprendizagem de estudantes da educação básica durante o isolamento físico social pela pandemia do COVID-19. Revisão Crítica ou Revisão de Escopo (CoDAS), v. 34, n. 4, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317-1782/20212020373. Acesso em: 4 out. 2023.
BARBOSA, Ana Mae. John Dewey e o ensino da arte no Brasil. São Paulo: Cortez, 2001.
CALLIGARIS, Contardo. A adolescência. São Paulo: Publifolha, 2000.
CEPEDISA – CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS DE DIREITO SANITÁRIO. Dossiê infâncias e covid-19: os impactos da gestão da pandemia sobre crianças e adolescentes. São Paulo: Instituto Alana, 2022.
CORDEIRO, Aliciene Machado Fusca; GOMES, Allan Henrique; SILVEIRA, Gabriela Kunz; RUCKL, Flávia Filippi. PERFORMAR – Percursos formativos docentes e discentes na rede de educação básica. Projeto de pesquisa submetido ao Edital de Projetos Integrados. Pró-Reitoria de Ensino, Pró-Reitoria de pesquisa e Pós-Graduação, Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários. Univille. Joinville: Univille, 2021.
DEWEY, John. A escola e a sociedade: a criança e o currículo. Lisboa: Relógio D’água, 2002.
DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.
GADOTTI, Moacir. Extensão universitária: para quê? Instituto Paulo Freire, 2017. Disponível em: http://www.paulofreire.org/images/pdfs/Extens%C3%A3o_Universit%C3%A1ria_-
_Moacir_Gadotti_fevereiro_2017.pdf. Acesso em: 5 set. 2021.
GOMES, Allan Henrique; SILVEIRA, Gabriela Kunz. Percurso de formação e trabalho docente no campo da desigualdade social. Projeto de pesquisa submetido ao Edital de Demanda Interna. Pró Reitoria de pesquisa e Pós-Graduação Univille. Joinville: Univille, 2019.
KLEIN, Julie Thompson. Interdisciplinarity: history, theory, and practice. Detroit: Wayne State University Press, 1990.
LIMA, Ana Laura; PAVANELLO, Beatriz; RIBEIRO, Gabriela et al. Relatório final de psicologia educacional: performatividade. Estágio curricular supervisionado em Psicologia Educacional. Orientador: Dr. Allan Henrique Gomes. Joinville: Univille, 2022.
MORIN, Edgar. Educação e complexidades, os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2005.
NOBRE, Márcio et al. Que escola pós pandemia? SciELO Preprints, set. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.5338. Acesso em: 27 set. 2024.
SALVATORI, Ana P.; GOMES, Allan H.; CORDEIRO, Aliciene F. M. Pesquisa documental em educação: contribuições para a formação continuada de professores. Revista Intersaberes, v. 17 n. 40, p. 175-188. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/2281. Acesso em: 4 out. 2023.
SILVA, Etevaldo. Curricularização da extensão: possibilidades e caminhos para implementá-la. Experiência. Revista Científica de Extensão, v. 5, n.1, p. 8-14, 2019.
UNIVILLE – UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE. Projeto Pedagógico do Curso de Letras, Campus Joinville. Joinville: Univille, 2020.
UNIVILLE – UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE. Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia, Campus Joinville. Joinville: Univille, 2019.
WARAT, Luis Alberto. Epistemologia e ensino do direito: o sonho acabou. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2004. 496 p.
WARAT, Luis Alberto. Manifestos para uma ecologia do desejo. São Paulo: Acadêmica, 1990. 136 p.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).