KRAHÔ, O POVO EM QUE ABÓBORAS E BATATAS CRIARAM UM MUNDO: EDUCAÇÃO, CULTURA E ECOFORMAÇÃO EM UMA COMUNIDADE INDÍGENA

Résumé

Este artigo, vinculado à Linha de Pesquisa Currículo, Formação de Professores e Saberes Docentes do PPGE da Universidade Federal do Tocantins (UFT), explora as contribuições do Hôxwa para a identidade indígena Krahô da Aldeia Manoel Alves Pequeno, localizada no município de Goiatins-TO. O estudo qualitativo utiliza revisão bibliográfica e práticas etnográficas, como observações participativas, conversas informais e entrevistas com o líder hôxwa, além de descrever a festa da batata “Jàt jõ pῖ”, um dos principais eventos culturais da comunidade. Os resultados, à luz da ecoformação, mostram que o hôxwa tem um papel fundamental na preservação da identidade Krahô, especialmente quando contraposto à educação influenciada pelo racionalismo científico.

 

Bibliographies de l'auteur

Leandro Gomes da Silva, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Mestre em Educação (UFT). Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas RIEC-TO e do Observatório dos povos tradicionais do Tocantins – OPPTINS.

Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós-doutora e Doutora em Educação. É professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e do Programa EDUCANORTE/PGEDA, polo Palmas (UFT). Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC). 

Marcilene de Assis Alves Araujo, Universidade de Gurupi (UnirG)

Pós-doutora em Linguística e Doutora em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professora titular I da Universidade de Gurupi – UnirG e líder do Observatório dos povos tradicionais do Tocantins – OPPTINS.

Références

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Publiée
2024-10-23
Rubrique
Artigos