KRAHÔ, O POVO EM QUE ABÓBORAS E BATATAS CRIARAM UM MUNDO: EDUCAÇÃO, CULTURA E ECOFORMAÇÃO EM UMA COMUNIDADE INDÍGENA

Resumen

Este artigo, vinculado à Linha de Pesquisa Currículo, Formação de Professores e Saberes Docentes do PPGE da Universidade Federal do Tocantins (UFT), explora as contribuições do Hôxwa para a identidade indígena Krahô da Aldeia Manoel Alves Pequeno, localizada no município de Goiatins-TO. O estudo qualitativo utiliza revisão bibliográfica e práticas etnográficas, como observações participativas, conversas informais e entrevistas com o líder hôxwa, além de descrever a festa da batata “Jàt jõ pῖ”, um dos principais eventos culturais da comunidade. Os resultados, à luz da ecoformação, mostram que o hôxwa tem um papel fundamental na preservação da identidade Krahô, especialmente quando contraposto à educação influenciada pelo racionalismo científico.

 

Biografía del autor/a

Leandro Gomes da Silva, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Mestre em Educação (UFT). Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas RIEC-TO e do Observatório dos povos tradicionais do Tocantins – OPPTINS.

Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós-doutora e Doutora em Educação. É professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e do Programa EDUCANORTE/PGEDA, polo Palmas (UFT). Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC). 

Marcilene de Assis Alves Araujo, Universidade de Gurupi (UnirG)

Pós-doutora em Linguística e Doutora em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professora titular I da Universidade de Gurupi – UnirG e líder do Observatório dos povos tradicionais do Tocantins – OPPTINS.

Citas

ABREU, Ana Carolina Fialho de. hôxwa à luz da etnocenologia: a prática cômica Krahô / Ana Carolina Fialho de - 2015. 158 f. il.

ARAÚJO, Carlos Eduardo de. Xamanismo hoje: diálogos com uma sabedoria arcaica. Natal: U’KA Editorial, 2022.

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo, Perspectiva, 2016
CLASTRES, Pierre. A sociedade contra o estado. São Paulo, UBU Editora, 2017.
DSEI/TO – Distrito Sanitário Especial Indígena do Tocantins. 2022.
FREIRE, Paulo. A pedagogia da autonomia. São Paulo, Paz e Terra, 1996.
PRIBERAM, online de português. Dicio. Disponível em: https://dicionario.priberam.org/. Acesso em 10 jul. 2023.
SOUZA, K. P. de Q. Complexidade e ecoformação: um olhar epistemológico na dimensão socioambiental do programa Ciências do Ambiente. 2019. 156 f. Tese (Doutorado em Ciências do Ambiente) – Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2019.
TORRE, S. de la. Transdisciplinaridade e ecoformação:. In: TORRE, S. de la; PUJOL, M. A.; MORAES, M. C. (org.). Transdisciplinaridade e ecoformação: um novo olhar sobre a educação. Tradução de Suzana Vidigal. São Paulo: Triom, 2008c. p. 113-140.
ZWIEREWICZ, M. Formação docente transdisciplinar na metodologia dos projetos criativos ecoformadores – PCE. In: TORRE, S. de L.; ZWIEREWICZ, M.; FURLANETTO, E. C. (Orgs.). Formação docente e pesquisa transdisciplinar – criar e inovar com outra consciência. Blumenau: Nova Letra, 2011. p. 141-158.
ZWIEREWICZ, Marlene (coord.). Uma escola para o século XXI: escolas criativas e resiliência na educação. Florianópolis: Insular, 2009.
Publicado
2024-10-23
Sección
Artigos