DISCURSIVIDADES DE SUSTENTABILIDADE DE VOZES-LETRAS EM CARTAS NEGRAS, DE CONCEIÇÃO EVARISTO

  • Rubens Martins da Silva Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS
  • Eliane Cristina Testa Universidade Federal do Tocantins

Résumé

O presente artigo analisa discursividades de sustentabilidade de “vozes-letras” de mulheres negras manifestadas no projeto Cartas Negras, de Conceição Evaristo, considerando que essas narrativas da epistolografia contemporânea possibilitam uma leitura sobre o espaço social dessas mulheres. A base teórico-metodológica mobiliza teorias da sustentabilidade, em Hargreaves e Fink (2007); da análise de discurso, em Pêcheux (2015); da literatura contemporânea, em Dalcastagnè (2012), e do feminismo negro, em Ribeiro (2017). No foco da literatura contemporânea, as “vozes-letras” de mulheres negras são analisadas porque seus discursos emergem do locus social de invisibilidade para o de emancipação. Nessa perspectiva, problematizamos que os discursos de sustentabilidade em Cartas Negras apontam que as “vozes-letras” de mulheres negras se encontram, na maioria das vezes, em um status à margem da sociedade, pois esbarram nas hierarquias de controle e nos discursos hegemônicos.

Bibliographies de l'auteur

Rubens Martins da Silva, Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS

Graduado em Letras pela UNITINS/TO. Graduado em Pedagogia pela Faculdade AD-1/DF. Especialista em Gestão Educacional e Metodologia do Ensino de Linguagem: Língua Portuguesa, Artes e Educação Física pela EDUCON/PR. Especialista em Tecnologias em Educação pela PUC-Rio/RJ. Mestre em Letras pela PUC Goiás/GO. Doutorando do Programa de Doutorado em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela UFT/Câmpus Araguaína/TO.

Professor da Rede Estadual de Ensino do Tocantins.

Professor da Educação Superior pela UNITINS/TO.

E-mail: rubens.ms@unitins.br

Eliane Cristina Testa, Universidade Federal do Tocantins

Doutorado em Comunicação e Semiótica (PUC/SP - 2015), Mestrado em Letras pela UEL- Universidade Estadual de Londrina (2002). Atualmente é professora de Literatura Portuguesa do Curso de Letras, da Universidade Federal do Tocantins /UFT/campus de Araguaína.

Références

DALCASTAGNÈ, Regina. Literatura brasileira contemporânea: um território contestado. Vinhedo, Editora Horizonte / Rio de Janeiro, Editora da Uerj, 2012.

EVARISTO, Conceição. Poemas da recordação e outros movimentos. Belo Horizonte: Nandyala, 2008.
_________. Da grafia-desenho de minha mãe, um dos lugares de nascimento de minha escrita. Marcos Antônio Alexandre, org. Representações performáticas brasileiras: teorias, práticas e suas interfaces. Belo Horizonte: Mazza, 2007.

_________. Ocupação Conceição Evaristo. São Paulo: Itaú Cultural, 2017.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.

HARGREAVES, Andy. FINK, Dean. Liderança sustentável: desenvolvendo gestores de aprendizagem. Tradução Adriano Moraes Migliavacca. Porto Alegre: Artmed, 2007.

ORLANDI, Eni Pulcinelli. Análise do discurso: princípios e procedimentos. 3. ed. Campinas: Pontes, 2015.

PÊCHEUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento? Trad. Eni Orlandi, 7. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Mutações da literatura no século XXI. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

RIBEIRO, Djamila. O que é: lugar de fala? Belo Horizonte (MG); Letramento: Justificando, 2017.

_______. Quem tem medo do feminismo negro? São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
Publiée
2019-04-03