EDITORIAL
Résumé
Este Dossiê é um produto de intercâmbios, articulação e mobilidade acadêmica internacional e interinstitucional e reúne trabalhos inspirados numa série de experiências compartilhadas de educação intercultural em diversos cenários do Brasil e do México com o objetivo de demonstrar o potencial de projetos educativos e pedagógicos de comunidades e instituições que se propõem à promoção da educação a partir da diversidade e de práticas descolonizadoras, através de uma tarefa cultural crítica, como já foi apontado. Assim, esta publicação coletiva pretende também ser um encontro acadêmico entre diferentes instituições de ensino, especialistas e profissionais em formação no campo da educação intercultural, buscando fortalecer uma coluna acadêmica sociocultural com abordagem inter e transdisciplinar, bem como incentivar a construção de metodologias que se constróem e se alimentam na e da diversidade, aqui representada por povos indígenas e afrodescendentes ou pertencentes a comunidades tradicionais brasileiras e mexicanas, mas que também podem inspirar outras experiências em contextos interculturais em geral.
Références
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).