LETRAMENTO LITERÁRIO: A INFLUÊNCIA DOS TEXTOS LITERÁRIOS NA FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL DOS ALUNOS
Résumé
O presente artigo visa apresentar as contribuições do letramento literário para a formação escolar e cidadã dos alunos do segundo ano do ensino médio. Este processo buscou desenvolver e aprimorar as habilidades de escrita dos participantes. Embora já existam estudos que contemplem as contribuições do letramento literário na formação escolar do aluno, ainda enxergamos uma lacuna no que diz respeito ao incentivo do professor e ao interesse do aluno no que tange às produções de textos literários. Portanto, este trabalho busca compreender essa lacuna, bem como apresentar uma proposta que possa mitigar esse desinteresse pela produção de texto literário. Constitui o escopo teórico desta discussão Candido (1988), Freire (1989), Kleiman (2005), Rocha (2006), Zappone (2007, 2008), Cosson (2021), dentre outros pensadores.
Références
TAVARES, Romero. Aprendizagem significativa e o ensino de ciências. Ciênc. cogn. Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 94-100, mar. 2008.
PISA - MATRIZ DE LETRAMENTO EM LEITURA – versão preliminar – acesso em 02/11/2022.
A HISTÓRIA DE CEILÂNDIA. In: A HISTÓRIA DE CEILÂNDIA. [S. l.], 2013. Disponível em: https://www.ceilandia.df.gov.br. Acesso em: 1 fev. 2023.
FRAZÃO, Dilva. Lygia Fagundes Telles. In: Lygia Fagundes Telles. [S. l.], 18 dez. 2019. Disponível em: https://www.ebiografia.com/lygia_fagundes_telles/. Acesso em: 10 nov. 2022.
Administrações Regionais. In: Secretaria de Estado de Governo do Distrito Federal. [S. l.], 2023. Disponível em:
Conheça a RA. In: Administração Regional do Plano Piloto. [S. l.], 2022. Disponível em:
What is PISA? In: Organization for Economic Co-operation and Development. [S. l.], 2022. Disponível em:
IDOETA, P. Pisa: alunos brasileiros 'estacionam' em leitura, ciências e matemática e sofrem mais com bullying e solidão. 2019. Disponível em:
Pisa: como o desempenho do Brasil no exame se compara ao de outros países da América Latina. 2019. Disponível em:
Freire, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2000.
GANCHO, C. Como Analisar Narrativas. São Paulo: Ática, 1991.
KLEIMAN, Angela. B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. KLEIMAN, Angela B. (org.). Campinas, SP: Mercado das Letras, 2014, p.15-61.
KLEIMAN, Ângela. B. O letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Santa Cruz do Sul, v. 32 n 53, p. 1-25, dez, 2007.
KLEIMAN, Angela B. (Org.). Os significados do letramento. Campinas, S.P.: Mercado de Letras, 1995. 294 p. 15-61.
COSSON, Rildo. Letramento literário teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2009
PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tania (Orgs.). Escola e leitura: velha crise; novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2012.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).