LETRAMENTO LITERÁRIO: A INFLUÊNCIA DOS TEXTOS LITERÁRIOS NA FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL DOS ALUNOS

Abstract

O presente artigo visa apresentar as contribuições do letramento literário para a formação escolar e cidadã dos alunos do segundo ano do ensino médio. Este processo buscou desenvolver e aprimorar as habilidades de escrita dos participantes. Embora já existam estudos que contemplem as contribuições do letramento literário na formação escolar do aluno, ainda enxergamos uma lacuna no que diz respeito ao incentivo do professor e ao interesse do aluno no que tange às produções de textos literários. Portanto, este trabalho busca compreender essa lacuna, bem como apresentar uma proposta que possa mitigar esse desinteresse pela produção de texto literário. Constitui o escopo teórico desta discussão Candido (1988), Freire (1989), Kleiman (2005), Rocha (2006), Zappone (2007, 2008), Cosson (2021), dentre outros pensadores.

Author Biographies

João Otávio Sousa, Universidade de Brasília (UnB)

Graduado em Letras (pela UNIP), Especialista em Língua Portuguesa e Literatura em Contexto Escolar (pela UNIP), Especialista em Gestão Escolar (pela UNAR) e Mestre em Linguística (pela UnB). Atualmente é Professor de Língua Portuguesa no colégio Seriös.

Kléber Aparecido da Silva, Universidade de Brasília (UnB)

Pós doutor em Linguística Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) E Mestre em Linguística pela UNICAMP. Atualmente, é professor associado 3 do Curso de Letras (Português do Brasil como Segunda Língua) e do Curso de Relações Internacionais e é pesquisador/professor do Programa de Pós-Graduação em Linguística e em Relações Internacionais da Universidade de Brasília e também do Programa de Pós-Graduação em Letras.

References

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto; Tradução: Augusto Pinheiro. São Paulo: Almedina, 2011.

TAVARES, Romero. Aprendizagem significativa e o ensino de ciências. Ciênc. cogn. Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 94-100, mar. 2008.
PISA - MATRIZ DE LETRAMENTO EM LEITURA – versão preliminar – acesso em 02/11/2022.
A HISTÓRIA DE CEILÂNDIA. In: A HISTÓRIA DE CEILÂNDIA. [S. l.], 2013. Disponível em: https://www.ceilandia.df.gov.br. Acesso em: 1 fev. 2023.

FRAZÃO, Dilva. Lygia Fagundes Telles. In: Lygia Fagundes Telles. [S. l.], 18 dez. 2019. Disponível em: https://www.ebiografia.com/lygia_fagundes_telles/. Acesso em: 10 nov. 2022.
Administrações Regionais. In: Secretaria de Estado de Governo do Distrito Federal. [S. l.], 2023. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2022.

Conheça a RA. In: Administração Regional do Plano Piloto. [S. l.], 2022. Disponível em: . Acesso em: 11 nov. 2022.

What is PISA? In: Organization for Economic Co-operation and Development. [S. l.], 2022. Disponível em: . Acesso em: 08 jan. 2022.

IDOETA, P. Pisa: alunos brasileiros 'estacionam' em leitura, ciências e matemática e sofrem mais com bullying e solidão. 2019. Disponível em: . Acesso em: 06 jan. 2022.

Pisa: como o desempenho do Brasil no exame se compara ao de outros países da América Latina. 2019. Disponível em: . Acesso em 06/11/2022.

Freire, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2000.
GANCHO, C. Como Analisar Narrativas. São Paulo: Ática, 1991.
KLEIMAN, Angela. B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. KLEIMAN, Angela B. (org.). Campinas, SP: Mercado das Letras, 2014, p.15-61.

KLEIMAN, Ângela. B. O letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Santa Cruz do Sul, v. 32 n 53, p. 1-25, dez, 2007.

KLEIMAN, Angela B. (Org.). Os significados do letramento. Campinas, S.P.: Mercado de Letras, 1995. 294 p. 15-61.
COSSON, Rildo. Letramento literário teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2009
PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tania (Orgs.). Escola e leitura: velha crise; novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2012.
Published
2025-04-23