“O TERÇADO É TUDO NA VIDA [...]”:UMA COMPREENSÃO DE CULTURA MATERIAL DECOLONIAL
Résumé
O artigo tem por objetivo indicar uma compreensão de cultura material em perspectiva decolonial. Trata-se de um desdobramento de uma pesquisa mais ampla a envolver a Universidade do Estado do Amapá (UEAP) e a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), intitulada: “Ecossistemas pedagógicos de convergência de saberes: construção do referencial curricular para as Escolas Famílias do Amapá”, cuja segunda etapa foi realizada no ano de 2023. A base metodológica do presente artigo foi a pesquisa participante (Freire, 1983). Os encontros foram realizados no ano de 2023, por meio do qual se escutou atentamente demandas de escolas família do Amapá, por meio de círculos de cultura (Freire, 1991). Entre os resultados, aponta-se para uma compreensão de cultura material como a expressão de vida dos sujeitos, classes e grupos, que resistem às colonialidades e que se materializam em artefatos e nos seus diversos usos em vista da produção de suas vidas, seja qual for o ambiente sociocultural, que pode ser utilizada em diferentes enunciações socioculturais.
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