“O TERÇADO É TUDO NA VIDA [...]”:UMA COMPREENSÃO DE CULTURA MATERIAL DECOLONIAL

Résumé

O artigo tem por objetivo indicar uma compreensão de cultura material em perspectiva decolonial. Trata-se de um desdobramento de uma pesquisa mais ampla a envolver a Universidade do Estado do Amapá (UEAP) e a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), intitulada: “Ecossistemas pedagógicos de convergência de saberes: construção do referencial curricular para as Escolas Famílias do Amapá”, cuja segunda etapa foi realizada no ano de 2023. A base metodológica do presente artigo foi a pesquisa participante (Freire, 1983). Os encontros foram realizados no ano de 2023, por meio do qual se escutou atentamente demandas de escolas família do Amapá, por meio de círculos de cultura (Freire, 1991). Entre os resultados, aponta-se  para uma compreensão de cultura material como a expressão de vida dos sujeitos, classes e grupos, que resistem às colonialidades e que se materializam em artefatos e nos seus diversos usos em vista da produção de suas vidas, seja qual for o ambiente sociocultural, que pode ser utilizada em diferentes enunciações socioculturais.

Bibliographies de l'auteur

Alder de Sousa Dias, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Pós-Doutor e Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/ICED/UFPA), Mestre em Educação pelo PPGED da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Especialista em Filosofia da Educação (UFPA) e Licenciado em Pedagogia (UEPA). Docente Permanente do PPGED/ICED/UFPA e do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Amapá, Campus Mazagão.

Antonia Fladiana Nascimento dos Santos , Universidade do Estado do Amapá (UEAP)

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós- Graduação em Ciências e Matemática (PPGECEM/UFPA). Mestra em Educação (PPGED/UNIFAP). Especialista em Coordenação Pedagógica com ênfase em currículos e programas (IESAP). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Docente efetiva do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado do Amapá (UEAP).

Uédio Robds Leite da Silva, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e bacharel e licenciado em Geografia (UNIFAP). Docente do Curso de Licenciatura em Geografia da UNIFAP, Campus Oiapoque.

Vitor Sousa Cunha Nery, Universidade do Estado do Amapá (UEAP)

Doutor em Educação na Linha de Educação, Cultura e Sociedade (PPGED-UFPA), Mestre em Educação na modalidade sanduíche (PPGED-UEPA/PUC-Rio), Especialista em Gestão Estratégica do Conhecimento (CCNT-UEPA), Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia (UEPA) e Tecnologia em Gestão Pública (UNAMA). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (Prof-História/UNIFAP) e docente efetivo do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado do Amapá (UEAP).

Références

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Publiée
2024-11-25