“O TERÇADO É TUDO NA VIDA [...]”:UMA COMPREENSÃO DE CULTURA MATERIAL DECOLONIAL
Resumen
O artigo tem por objetivo indicar uma compreensão de cultura material em perspectiva decolonial. Trata-se de um desdobramento de uma pesquisa mais ampla a envolver a Universidade do Estado do Amapá (UEAP) e a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), intitulada: “Ecossistemas pedagógicos de convergência de saberes: construção do referencial curricular para as Escolas Famílias do Amapá”, cuja segunda etapa foi realizada no ano de 2023. A base metodológica do presente artigo foi a pesquisa participante (Freire, 1983). Os encontros foram realizados no ano de 2023, por meio do qual se escutou atentamente demandas de escolas família do Amapá, por meio de círculos de cultura (Freire, 1991). Entre os resultados, aponta-se para uma compreensão de cultura material como a expressão de vida dos sujeitos, classes e grupos, que resistem às colonialidades e que se materializam em artefatos e nos seus diversos usos em vista da produção de suas vidas, seja qual for o ambiente sociocultural, que pode ser utilizada em diferentes enunciações socioculturais.
Citas
BEGNAMI, João Batista. Prefácio. In: SOUSA, Romier; CRUZ, Renilton; SILVA, Ruth Corrêa da; SILVA, Franciara; MORAES, Maura (org.). Educação do Campo na Amazônia: a experiência histórica das Escolas Famílias do estado do Amapá. Belém: IEB; Mil Folhas, 2016. p. 14-19.
BRASIL. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Diário Oficial da União, nº 12, quinta-feira, 13 de junho de 2013 - seção 1, p. 59. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf. Acesso em: 12 fev. 2023.
BRASIL. Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. Diário Oficial da União, nº 98, terça-feira, 24 de maio de 2016 - seção 1, p. 44-46. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf. Acesso em: 12 fev. 2023.
BRASIL, Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brasília: 2019.
BURKE, Peter. O que é história cultural? 2ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
CASTRO-GÓMEZ. Santiago. Ciências sociais, violência e o problema da invenção do outro. In: LANDER, Edgardo (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais perspectivas Latino-Americanas. Bueno Aires: Clasco, 2005, p. 19-186.
DIAS, Alder de Sousa. Pesquisas decoloniais: em vista de práxis científicas “outras” em Educação. Interritórios, Caruaru, v. 9 n. 18, p. 1-30, 2023: Disponível em https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/interritorios/article/view/259119/44388. Acesso em 04 out. 2023.
DUSSEL, Enrique. Ética da Libertação na Idade da Globalização e da Exclusão. 4ª ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2012.
DUSSEL, Enrique. Filosofia de la liberación: una antología. Mexico: Akal, 2021.
FREIRE, Paulo. Criando Métodos de Pesquisa Alternativa: aprendendo a fazê-la melhor através da ação. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues (org.). Pesquisa Participante. 3ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1983. p. 34-41.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.
HAGE, Salomão Mufarrej; MORAES, Edel; BARROS, Oscar Ferreira; CORRÊA, Sérgio Roberto Moraes. Transgredindo o paradigma (multi)seriado nas escolas do campo. In: ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel; HAGE, Salomão Mufarrej (org.). Escola de Direito: reinventando a escola multisseriada. Belo Horizonte-MG: Autêntica, 2010. p. 399-316.
MACIEL, Rogério Andrade. Cultura material escolar e as representações de educação no sistema radiofônico para os caboclos “ingênuos” na Prelazia do Guamá (1957-1980). 2019. 353f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://ppgedufpa.com.br/arquivos/File/TeseROGERIOANDRADEMACIEL-compactado.pdf. Acesso em: 2 fev. 2024.
MACIEL, Rogério Andrade; NEVES, Joana D’Arc de Vasconcelos; MAGALHÃES, Franciele de Almeida. Cultura material da mandiquera e a proposição do currículo na Educação de Jovens e Adultos. Communitas, [S. l.], v. 5, n. 11, p. 252–270, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5150. Acesso em: 02 fev. 2024.
MALHEIRO, Bruno; PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter; MICHELOTTI, Fernando. Horizontes amazônicos: para repensar o Brasil e o mundo. São Paulo: Fundação Rosa Luxemburgo; Expressão Popular, 2021. Disponível em: https://rosalux.org.br/wp-content/uploads/2021/04/Horizontes-amazonicos-com-capa.pdf. Acesso em: 13 abr. 2023.
PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter Amazônia, Amazônias. São Paulo: Contexto, 2001.
SILVA, Maria Angelita da; RAMOS, Manoel de Souza; NERY, Vitor Sousa Cunha. Cultura material da pesca artesanal em Ajuruteua e o currículo para EJA. Communitas, [S. l.], v. 7, n. 15, p. 79–98, 2023. DOI: 10.29327/268346.7.15-6. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6858. Acesso em: 2 fev. 2024.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).