REPRESENTAÇÕES DE PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO EM RELATÓRIOS ESCOLARES: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DA CULTURA ESCOLAR

Résumé

O objetivo deste artigo é apresentar representações de práticas avaliativas evidenciadas em relatórios de grupos escolares de Santa Catarina, produzidos entre as décadas de 1940 e 1950. O estudo considerou um conjunto de 19 relatórios encaminhados ao Departamento de Educação, os quais foram salvaguardados em arquivos públicos e escolares e acessados de forma física e/ou digital. Em termos teóricos, a pesquisa se vinculou a estudos na perspectiva da cultura escolar. A investigação possibilitou identificar, de modo geral, a potencialidade dos relatórios escolares como fonte de análise para a historiografia da educação e, de modo específico, representações de práticas avaliativas, com destaque para: 1) provas/exames, como estratégia de aferição do grau de adiantamento dos alunos nos estudos; 2) formação de classes seletivas, como estratégia de organização escolar, e 3) rituais de celebração do mérito, como estratégia de emulação.

Biographie de l'auteur

Carolina Ribeiro Cardoso, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), mestra e doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Udesc. Linha de pesquisa: História e Historiografia da Educação (PPGE/Udesc). Pós-doutoranda em Educação pela Universidade do Estado de São Paulo (USP). Professora efetiva da área de Didática, no Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

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Publiée
2024-11-25