REPRESENTAÇÕES DE PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO EM RELATÓRIOS ESCOLARES: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DA CULTURA ESCOLAR
Abstract
O objetivo deste artigo é apresentar representações de práticas avaliativas evidenciadas em relatórios de grupos escolares de Santa Catarina, produzidos entre as décadas de 1940 e 1950. O estudo considerou um conjunto de 19 relatórios encaminhados ao Departamento de Educação, os quais foram salvaguardados em arquivos públicos e escolares e acessados de forma física e/ou digital. Em termos teóricos, a pesquisa se vinculou a estudos na perspectiva da cultura escolar. A investigação possibilitou identificar, de modo geral, a potencialidade dos relatórios escolares como fonte de análise para a historiografia da educação e, de modo específico, representações de práticas avaliativas, com destaque para: 1) provas/exames, como estratégia de aferição do grau de adiantamento dos alunos nos estudos; 2) formação de classes seletivas, como estratégia de organização escolar, e 3) rituais de celebração do mérito, como estratégia de emulação.
References
CHARTIER, Roger. Defesa e ilustração da noção de representação. Fronteiras, Dourados, v. 13, n. 24, p. 15-29, jul./dez. 2011. Disponível em:
CURSO ELEMENTAR SAGRADA FAMÍLIA. Relatório escolar de 1950. Arquivo Público do Estado de Santa Catarina (APESC).
ESCOLANO BENITO, Agustín. Patrimonio material de la escuela e historia cultural. Revista Linhas, Florianópolis, v. 11, n. 2, p. 13-28, jul./dez. 2010. Disponível em:
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. 38 ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
GASPAR da SILVA, Vera Lucia. Vitrines da República: Os Grupos Escolares em Santa Catarina (1889-1930). In: Diana Gonçalves Vidal. (Org.). Grupos Escolares: Cultura Escolar Primária e Escolarização da Infância no Brasil (1893-1971). 1ª ed. São Paulo: Mercado de Letras, 2006, p. 341-376.
GRUPO ESCOLAR ALBERTO TORRES. Relatório Escolar de 1956. Brusque. Arquivo Público do Estado de Santa Catarina (APESC).
G.E. CASTRO ALVES. Relatório Escolar de 1946 a 1955. Araranguá. Arquivo: Museu da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Acervo: CEMESSC – Centro de Memória da Educação do Sul de Santa Catarina.
G.E. LAURO MÜLLER. Relatório Escolar de 1946, 1947, 1950 e 1951. Florianópolis. Arquivo Público do Estado de Santa Catarina (APESC).
G.E. PROFESSOR DAVI DO AMARAL. Relatório Escolar de 1943. Araranguá. Arquivo: Museu da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Acervo: CEMESSC – Centro de Memória da Educação do Sul de Santa Catarina.
G. E. SILVEIRA DE SOUZA. Relatório Escolar de 1944. Florianópolis. Arquivo Público do Estado de Santa Catarina (APESC).
SANTA CATARINA. Decreto n. 714, de 3 de março de 1939. Expede regulamento para os grupos escolares. Diário Oficial do Estado de Santa Catarina: Florianópolis, 1939. Acervo: Repositório da UFSC. Disponível em:
SANTA CATARINA. Decreto n. 989, de 2 de junho de 1941. Aprova instruções para a realização de exames finais em Escolas Isoladas, Grupos Escolares e Cursos Complementares estaduais, municipais e particulares. Departamento de Educação: Florianópolis, 1941. Acervo: Repositório da UFSC. Disponível em:
SANTA CATARINA. Decreto n. 3.735, de dezembro de 1946. Regulamento para os estabelecimentos de ensino primário no Estado de Santa Catarina. Secretaria da Justiça, Educação e Saúde: Departamento de Educação, Florianópolis, 1946. Acervo: Acervo: Arquivo Público do Estado de Santa Catarina (APESC).
SANTA CATARINA. Decreto n. 3.733, de 12 de dezembro de 1946. Regulamento para os serviços de inspeção escolar. Secretaria da Justiça, Educação e Saúde: Departamento de Educação, Florianópolis, 1946. Acervo: Repositório da UFSC. Disponível em:
SOUZA, Rosa Fátima de. Instaurando a cultura da seleção. In: _______. Alicerces da Pátria: História da escola primária no estado de São Paulo (1890-1976). Campinas: Mercado das Letras, 2009. p. 91-107.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).