CULTURA MATERIAL E IMATERIAL NA INFÂNCIA: CONSTRUÇÃO DE UMA BRINQUEDOTECA NA ILHA DE SANTANA

Résumé

O brincar nas brinquedotecas possibilita a vivencia diferenciada para que a criança tenha aprendizagem e desenvolvimento. Assim, o trabalho discute como uma brinquedoteca pode ser adaptada para as crianças em uma escola ribeirinha, considerando os aspectos regionais do brincar com base na cultura infantil material e imaterial, no sentido de possibilitar experiências de sua localidade? O objetivo foi compreender os elementos materiais e imateriais da cultura ribeirinha amazônida para construção de um espaço de brincar que reflete a região de Ilha de Santana, localidade em que foi desenvolvida a investigação. Teve como metodologia a abordagem qualitativa fundamentada na investigação colaborativa de pesquisa-ação e os dados foram compreendidos com base na análise de conteúdo. Os resultados indicam que o brincar amazônico deve ser o elo de aprendizagem das crianças, no sentido de envolver a cultural material e imaterial como pilar de construção no processo educacional das crianças ribeirinhas.

 

Bibliographies de l'auteur

Angela do Céu Ubaiara Brito, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Doutora em Educação pela USP. Professora adjunta da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Professora do Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Federal do Amapá (PPGED/UNIFAP).

Leslie Jovana Silva Santos, Universidade do Estado do Amapá (UEAP)

Mestre em Educação pelo Programa de Mestrado e doutorado da Universidade Federal do Amapá (PPGED/UNIFAP) Professora assistente da Universidade do Estado do Amapá (UEAP).

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Publiée
2024-11-25