CULTURA MATERIAL E IMATERIAL NA INFÂNCIA: CONSTRUÇÃO DE UMA BRINQUEDOTECA NA ILHA DE SANTANA
Résumé
O brincar nas brinquedotecas possibilita a vivencia diferenciada para que a criança tenha aprendizagem e desenvolvimento. Assim, o trabalho discute como uma brinquedoteca pode ser adaptada para as crianças em uma escola ribeirinha, considerando os aspectos regionais do brincar com base na cultura infantil material e imaterial, no sentido de possibilitar experiências de sua localidade? O objetivo foi compreender os elementos materiais e imateriais da cultura ribeirinha amazônida para construção de um espaço de brincar que reflete a região de Ilha de Santana, localidade em que foi desenvolvida a investigação. Teve como metodologia a abordagem qualitativa fundamentada na investigação colaborativa de pesquisa-ação e os dados foram compreendidos com base na análise de conteúdo. Os resultados indicam que o brincar amazônico deve ser o elo de aprendizagem das crianças, no sentido de envolver a cultural material e imaterial como pilar de construção no processo educacional das crianças ribeirinhas.
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