CARTOGRAFIA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES ANASTASIANAS-DOMINICANAS NO BRASIL

Résumé

Este artigo é um desdobramento das investigações e estudos sobre a educação anastasiana-dominicana no Brasil, e tem por objetivo compreender o processo de implantação e expansão das instituições escolares da Congregação das Irmãs Dominicanas de Nossa Senhora do Rosário de Monteils em terras brasileiras. De cunho bibliográfico e documental, e de caráter qualitativo, o corpus deste trabalho pauta-se nos pressupostos teóricos e metodológicos da História Cultural. Configura-se um trabalho de pesquisa em História da Educação que versa sobre a História das Instituições Escolares. Buscou-se mapear o itinerário histórico das instituições anastasianas-dominicanas no Brasil, à luz das fontes encontradas, catalogadas e analisadas. A pesquisa apresentada não é um ponto final, pois inúmeras outras análises podem ser realizadas futuramente.

Bibliographies de l'auteur

César Evangelista Fernandes Bressanin, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)

Doutor em Educação (PUC-GO). Docente do Programa de Pós-graduação em História das Populações Amazônicas (PPGHISPAM – UFT). Técnico em Assuntos Educacionais na UFT. Porto Nacional, Tocantins.

Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)

Doutora em História (UNB). Docente dos Programas de Pós-graduação em Educação e em História (PPGE e PPGH – PUC-GO). Goiânia, Goiás.

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Publiée
2024-11-12