HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATO-GROSSENSE: UM OLHAR PARA A HISTORICIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE RONDONÓPOLIS

Résumé

O artigo tem como temática a história da educação, tendo como objeto de estudo a história da educação pública de Rondonópolis-MT. A questão de pesquisa é: De que modo a história da educação pública de Rondonópolis-MT guarda similitudes e diferenças em relação às escalas regional, nacional e global da história da educação? Estabeleceu, portanto, como objetivo geral a compreensão da história pública de Rondonópolis a partir da literatura especializada. Para tal foi adotada a perspectiva da história cultural, com a pesquisa teórico-bibliográfica. A metodologia adotada contou com a revisão de literatura, realizada na base de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e literatura especializada da área. Os resultados demonstram que temos ainda muitas lacunas para serem preenchidas em relação a história da educação pública local e apontam para os aspectos da similaridade e diferença regional, nacional e global.

Bibliographies de l'auteur

Merilin Baldan, Universidade Federal de Rondonópolis (UFR)

Doutora em Educação (UFSCar), Mestre em Educação Escolar (UNESP), Graduada em Pedagogia (UFSCar). Docente no Curso de Pedagogia e Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Rondonópolis, Rondonópolis, Mato Grosso, Brasil.

Rafael Júnior Silva Araújo, Universidade Federal de Rondonópolis (UFR)

Graduado em Pedagogia (UFR). Membro do grupo de pesquisa “Formação Humana, Teorias Educacionais e Políticas Públicas” (FORTEP-UFR).

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Publiée
2024-11-12