PERSPECTIVAS POR UM OLHAR AFRODESCENDENTE: A RELAÇÃO COM O MUNDO, COM O OUTRO E COM ELE MESMO: QUEM É VOCÊ NESSE PERCURSO?!

Résumé

O presente estudo está no formato de um relato de experiência de uma roda de conversa realizada no Grupo de Estudos e Pesquisas de Educação Física Escolar e Relações com os Saberes (GEPEFERS) vinculado a Universidade Federal do Ceará (UFC). Que tem como objetivo discutir temáticas emergentes nas aulas de educação física escolar (EFE) e a relação dos saberes que os(as) estudantes produzem ao longo do ciclo escolar. O convite para a conversa teve como objetivo central que os(as) professores(as)-pesquisadores(as) participantes do GEPEFERS revisitassem as próprias memórias e buscassem identificar elementos com a cultura africana e afro-brasileira. E compreender o autorreconhecimento e pertencimento afro são fundamentais para construção de uma comunidade escolar que possa pensar as suas próprias vivências ao longo da vida, percebendo os saberes que foram invisibilizados por conta de fatores de uma educação monocultural.

Bibliographies de l'auteur

Iury Crislano de Castro Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestre no Programa de Pós-Graduação em Educação Física na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - PPGEF/UFRN. Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Docente pela Rede Estadual de Educação do Ceará.

Luciana Venâncio, luvenancio@ufc.br

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. 

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Publiée
2024-10-23
Rubrique
Relatos de Experiência