PERSPECTIVAS POR UM OLHAR AFRODESCENDENTE: A RELAÇÃO COM O MUNDO, COM O OUTRO E COM ELE MESMO: QUEM É VOCÊ NESSE PERCURSO?!
Resumen
O presente estudo está no formato de um relato de experiência de uma roda de conversa realizada no Grupo de Estudos e Pesquisas de Educação Física Escolar e Relações com os Saberes (GEPEFERS) vinculado a Universidade Federal do Ceará (UFC). Que tem como objetivo discutir temáticas emergentes nas aulas de educação física escolar (EFE) e a relação dos saberes que os(as) estudantes produzem ao longo do ciclo escolar. O convite para a conversa teve como objetivo central que os(as) professores(as)-pesquisadores(as) participantes do GEPEFERS revisitassem as próprias memórias e buscassem identificar elementos com a cultura africana e afro-brasileira. E compreender o autorreconhecimento e pertencimento afro são fundamentais para construção de uma comunidade escolar que possa pensar as suas próprias vivências ao longo da vida, percebendo os saberes que foram invisibilizados por conta de fatores de uma educação monocultural.
Citas
BARBOSA, L. C.; OLIVEIRA, L. M.; CORDEIRO, L. L. B.; XAVIER, V. M. F. L.; FILHO, R. S. B.; LIMA, C. E. S.; SILVA, I. C. C.; VENÂNCIO, L.; SANCHES NETO, L. A Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) e as proposições teórico-metodológicas da educação física escolar: reflexões entre licenciandos/as. Educação Física Escolar: múltiplos olhares - ISBN 978-65-5360-241-0 - Vol. 1 - Ano 2022.
CARNEIRO, Aparecida Sueli. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. 2005. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Tradução de Bruno Magne. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
CHARLOT, Bernard. A questão antropológica na Educação quando o tempo da barbárie está de volta. EDUCAR EM REVISTA, v. 35, p. 161-180, 2019.
CUNHA JÚNIOR, H. A. Candomblés: como abordar esta cultura na escola. Revista espaço acadêmico, número 102, novembro, 2009.
CUNHA JÚNIOR, H. A. Cotas para a População Negra nas Universidades Brasileiras. Universidade e Sociedade (Brasília), v. 46, p. 28-34, 2010.
GOMES, N. L. Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas. RBPAE – v.27, n.1, p. 109-121, jan./abr. 2011.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo Martins Fontes, 2013.
MACHADO, A. F., & PETIT, S. H. Filosofia africana para afrorreferenciar o currículo e o pertencimento. Revista Exitus, 10(1), e020079, 2020.
MUNSBERG, J. & SILVA da, G. Interculturalidade na perspectiva da descolonialidade: possibilidades via educação. RIAEE - Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 13(1), 140-154, 2018.
SILVA, S. M.; PETIT, S. H. Movimentando a Lei nº 10639/03 na integridade da escola à luz da pretagogia: uma experiência potencializadora no Cariri cearense. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 23, p. 543–554, 2019.
VENÂNCIO, L., BRUNO, B. D., SILVA, I. C. de C., FLOR, B. J. M. S. de, GONÇALVES, Y., & SANCHES NETO, L. Temas e desafios (auto)formativos para professorǝs de educação física à luz da didática e da justiça social. Cenas Educacionais, 4, e10778, 2021.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).