PLANEJAMENTO EFICIENTE DO PRÉ-NATAL PARA PREVENÇÃO DA HIPERTENSÃO GESTACIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Résumé
Este trabalho constitui um relato de experiência desenvolvido no eixo Práticas Interdisciplinares de Extensão, Pesquisa e Ensino – PIEPE, foi realizado na Unidade Básica de Saúde, Hiroshi Matsuda, Marabá/PA, que possui altos índices de gestantes com hipertensão. A ação planejada focou na educação das participantes, por intermédio de roda de conversa, as quais puderam relatar suas experiências na gravidez e no atendimento médico, além de tirar dúvidas, seguido por dinâmica acerto das perguntas, estimuladas pelo prêmio de um quite de higiene para o bebê, por fim, a ação foi encerrada com um café da manhã. Portanto, ter a oportunidade de se familiarizar com as gestantes através do projeto, surge como somatório para a futura vida profissional, bem como a construção médica humanista atuante na saúde pública.
Références
FREIRE, C. M. V; CITÂNIA L. T. Hipertensão Arterial Na Gestação. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, vol. 93, nº 6, dezembro de 2009, p. 159–65. DOI.org (Crossref). Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0066-782X2009001300017, acesso em 26/06/2023.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).