RELAÇÕES ENTRE TEXTO, DISCURSO E ENSINO
Résumé
O texto analisa a relação entre os conceitos de texto e discurso, ressaltando sua importância nos estudos linguísticos. Num primeiro momento, exploramos as definições de texto conforme Beaugrande e Dressler (1981), destacando elementos como coesão, coerência, intencionalidade e intertextualidade. A segunda seção aborda a visão de Dubois e Pêcheux sobre o discurso, diferenciando-o do texto e enfatizando seu papel comunicativo e ideológico. Salientamos como o discurso é influenciado por fatores sociais, históricos e culturais, e ressaltamos o papel do gênero textual na interação entre discurso e texto. Num terceiro momento, considerando a articulação desses conceitos com o ensino, concluímos que a relação entre texto e discurso é complexa e interdependente, e que a discussão gerada a partir do tensionamento entre os conceitos é uma ferramenta valiosa para aprimorar o ensino de língua e as práticas de leitura e escrita.
Références
BEAUGRANDE, Robert. A new introduction to the study of text and discourse: discursivism and ecologism. Published for free use on the Internet. July 2004. Disponível em: http://www.beaugrande.com/new_intro_to_study.htm. Acesso em 25 de maio de 2014.
BEAUGRANDE, Robert; DRESSLER, Wolfgang. Introduction to text linguistics. London: Longman, 1981.
CAVALCANTE, Mônica; CUSTÓDIO FILHO, Valdinar. Revisitando o estatuto do texto. Revista do GELNE, Teresina, v. 12, n. 2, p. 56-71, 2010.
CAVALCANTE, Mônica M. et al. Dimensões textuais nas perspectivas sociocognitiva e interacional. In: BENTES, Anna Cristina; LEITE, Marli Quadros (org.). Linguística de Texto e análise da conversação: Panoramas das pesquisas no Brasil. São Paulo: Cortez, 2010.
COSTA, Isaac; OLIVEIRA, Alex; DORNELES, Elizabeth. Ideologia. In: LEANDRO-FERREIRA, Maria Cristina (org.). Glossário de termos do discurso, 1. ed. ampl. Campinas: Pontes, 2020, p. 139-146.
COSTA VAL, Maria da Graça. Repensando a textualidade. In: AZEREDO, José Carlos (org.). Língua portuguesa em debate: Conhecimento e ensino. Petrópolis: Vozes, 2000.
FÁVERO, Leonor Lopes; KOCH, Ingedore G. Villaça. Linguística Textual: Introdução. – 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
KOCH, Ingedore. Introdução à linguística textual. São Paulo: Martins fontes, 2004.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Linguística de texto: O que é e como se faz?. São Paulo: Parábola editorial, 2012.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
ORLANDI, Eni. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis: Vozes, 1996.
PÊCHEUX, Michel. Análise Automática do Discurso (AAD-69) [1969]. In: GADET, Françoise; HAK, Tony (org.). Por uma Análise Automática do Discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Tradução de Bethania Mariani et al. Campinas: Editora da UNICAMP, 1990, p. 61-162.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução de Eni Orlandi. 5 ed. Campinas: UNICAMP, 2014.
SILVA JÚNIOR, Sílvio Nunes. Dialogismo e auto-observação em práticas linguístico-discursivas com a língua portuguesa no ensino superior: a sala de aula como arena responsiva. Tese (Doutorado em Linguística), Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, 2021.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).