RELAÇÕES ENTRE TEXTO, DISCURSO E ENSINO
Abstract
O texto analisa a relação entre os conceitos de texto e discurso, ressaltando sua importância nos estudos linguísticos. Num primeiro momento, exploramos as definições de texto conforme Beaugrande e Dressler (1981), destacando elementos como coesão, coerência, intencionalidade e intertextualidade. A segunda seção aborda a visão de Dubois e Pêcheux sobre o discurso, diferenciando-o do texto e enfatizando seu papel comunicativo e ideológico. Salientamos como o discurso é influenciado por fatores sociais, históricos e culturais, e ressaltamos o papel do gênero textual na interação entre discurso e texto. Num terceiro momento, considerando a articulação desses conceitos com o ensino, concluímos que a relação entre texto e discurso é complexa e interdependente, e que a discussão gerada a partir do tensionamento entre os conceitos é uma ferramenta valiosa para aprimorar o ensino de língua e as práticas de leitura e escrita.
References
BEAUGRANDE, Robert. A new introduction to the study of text and discourse: discursivism and ecologism. Published for free use on the Internet. July 2004. Disponível em: http://www.beaugrande.com/new_intro_to_study.htm. Acesso em 25 de maio de 2014.
BEAUGRANDE, Robert; DRESSLER, Wolfgang. Introduction to text linguistics. London: Longman, 1981.
CAVALCANTE, Mônica; CUSTÓDIO FILHO, Valdinar. Revisitando o estatuto do texto. Revista do GELNE, Teresina, v. 12, n. 2, p. 56-71, 2010.
CAVALCANTE, Mônica M. et al. Dimensões textuais nas perspectivas sociocognitiva e interacional. In: BENTES, Anna Cristina; LEITE, Marli Quadros (org.). Linguística de Texto e análise da conversação: Panoramas das pesquisas no Brasil. São Paulo: Cortez, 2010.
COSTA, Isaac; OLIVEIRA, Alex; DORNELES, Elizabeth. Ideologia. In: LEANDRO-FERREIRA, Maria Cristina (org.). Glossário de termos do discurso, 1. ed. ampl. Campinas: Pontes, 2020, p. 139-146.
COSTA VAL, Maria da Graça. Repensando a textualidade. In: AZEREDO, José Carlos (org.). Língua portuguesa em debate: Conhecimento e ensino. Petrópolis: Vozes, 2000.
FÁVERO, Leonor Lopes; KOCH, Ingedore G. Villaça. Linguística Textual: Introdução. – 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
KOCH, Ingedore. Introdução à linguística textual. São Paulo: Martins fontes, 2004.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Linguística de texto: O que é e como se faz?. São Paulo: Parábola editorial, 2012.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
ORLANDI, Eni. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis: Vozes, 1996.
PÊCHEUX, Michel. Análise Automática do Discurso (AAD-69) [1969]. In: GADET, Françoise; HAK, Tony (org.). Por uma Análise Automática do Discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Tradução de Bethania Mariani et al. Campinas: Editora da UNICAMP, 1990, p. 61-162.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução de Eni Orlandi. 5 ed. Campinas: UNICAMP, 2014.
SILVA JÚNIOR, Sílvio Nunes. Dialogismo e auto-observação em práticas linguístico-discursivas com a língua portuguesa no ensino superior: a sala de aula como arena responsiva. Tese (Doutorado em Linguística), Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, 2021.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).