ANÁLISE DO EIXO DA ORALIDADE NA PROPOSTA CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE IGARASSU (PE)
Résumé
Partindo do pressuposto que a oralidade ainda não está no cerne das discussões, se comparada aos demais eixos da língua, este estudo objetiva apresentar uma análise de como esse eixo é contemplado na Proposta Curricular de Língua Portuguesa da rede municipal de ensino de Igarassu (PE). Metodologicamente, trata-se de análise documental a partir do documento norteador das práticas educacionais da rede municipal, investigando as concepções de ensino da oralidade adotadas do documento em questão. Como base teórica, tem-se, dentre outros, os trabalhos de Marcuschi (1997, 2001) e Dolz e Schneuwly (2004). Quanto aos resultados obtidos, afirma-se que a Proposta Curricular do município dialoga com as quatro dimensões de ensino da oralidade proposta por Leal, Brandão e Lima (2012): valorização de textos de tradição oral; variação linguística e relações entre fala e escrita; oralização do texto escrito; e produção e compreensão de gêneros orais.
Références
______. Preconceito Linguístico. 49. ed. São Paulo, SP: Loyola, 2007.
BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1999.
______. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
BUENO, Luzia. Gêneros orais na escola: necessidades e dificuldades de um trabalho efetivo. Instrumento - Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, v.11, n.1, jan./jun. 2009.
CORRÊA, Manoel Luiz Gonçalves. Letramento e heterogeneidade da escrita no ensino de Português. In: SIGNORINI, Inês. (org.). Investigando a relação oral/escrito e as teorias do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 2001, p.13-57.
IGARASSU, Secretaria Municipal de Educação. Currículo de Igarassu: Ensino Fundamental/Secretaria Municipal de Educação. Coordenação 1ª edição – Igarassu, 2022, p. 12-144.
LEAL, Telma Ferraz. BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi. MELO, Juliana Lima. A oralidade como objeto de ensino na escola: o que sugerem os livros didáticos? In: GOIS, Siane; LEAL, Telma, F. (Orgs). A oralidade na escola: a investigação do trabalho docente como reflexão. Belo Horizonte: Autêntica, 2012, p. 13-35.
LEAL, T. F; GOIS, S. A oralidade na escola: a investigação do trabalho docente como foco de reflexão. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, SP: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.
MAGALHÃES, T.G. Concepção de oralidade: a teoria nos PCN e no PNLD X a prática nos livros didáticos. Rio de Janeiro, RJ. Tese de Doutorado. Universidade Federal Fluminense, 2007.
MARCUSCHI, Luiz Antonio. Oralidade e Escrita. Signótica, Goiás, v.9, n.1, p.119-145, jan/dez.1997.
______. A oralidade e o ensino de língua: uma questão pouco falada. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva; BEZERRA, Maria Auxiliadora. In: O livro didático de português: múltiplos olhares. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001, p.19-32.
______. Oralidade e ensino de língua: uma questão pouco "falada". In: A.P. DIONÍSIO; M.A. BEZERRA, In: O livro didático de português: múltiplos olhares. 2ª ed. Rio de Janeiro, Lucerna, 2003, p. 21-34.
______, Beth e CAVALCANTE, Marianne C. B. Formas de observação da oralidade e da escrita em gêneros diversos. In: MARCUSCHI, Luiz Antônio e DIONISIO, Ângela Paiva (Org.). Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, p.123-144, 2007.
______. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. Rio de Janeiro: Editora Parábola, 2008.
MARINHO, M. A Língua Portuguesa nos currículos de final de século. In: E.S. BARRETO (org.), Os Currículos do Ensino Fundamental para as Escolas Brasileiras. Campinas/São Paulo, Autores Associados/Fundação Carlos Chagas, 1998, p. 41-90.
SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Márcia. CAVALCANTI, Marianne C.B. Diversidade textual os gêneros na sala de aula. 1ed. 1reimp. – Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SÁ-SILVA, J. R.; ALMEIDA, C. D.; GUINDANI, J. F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História e Ciências Sociais. São Leopoldo, RS, Ano 1, n.1, Jul., 2009.
SOUZA, R. Junqueira. (org.). Caminhos para a formação do leitor. São Paulo: DCL, 2004.
SOARES, M.B. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).