PROTAGONISMO NEGRO NA LITERATURA INFANTOJUVENIL NO PLANO NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD 2021): ANÁLISE DE UMA PROPOSTA

Résumé

Este trabalho objetiva identificar como o protagonismo negro é tratado na literatura disponível para o Ensino Médio no Programa Nacional do Livro Didático – PNLD. O objeto de análise foram três livros publicados pela editora Companhia das Letras: Avesso da Pele, Hibisco Roxo e Os Sertões: a luta, o qual mostrou que seus enredos trazem personagens negros como protagonistas ou problematizam as relações étnico-raciais, além de se mostrarem como um caminho para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. A análise dos livros indica um caminho possível para a inclusão da história e da cultura da África e da comunidade afro-brasileira, o que exige acompanhamento da forma como elas contribuem nas escolas com a construção de um olhar crítico e igualitário sobre as relações étnico-raciais no Brasil.

Bibliographies de l'auteur

Pauline Marceli Souza da Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Marcelo Furtado Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduado em Pedagogia (pela UEMA), Mestrando em Currículo e Gestão da Escola Básica (pela UFPA), Atuando no setor pedagógico de Instituto de Ciência e Tecnologia do Estado do Maranhão (IEMA).

Andrio Alves Gatinho, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). É professor na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Références

ALMEIDA, J. G. C. et al. O PERTENCIMENTO NEGRO NA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: Um olhar para crianças negras como protagonistas. Revista Nova Paideia – Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, Brasília, v. 4, n. 3, p. 777-788, jun. 2022. Disponível em: http://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/204. Acesso em: 19 mai. 2022.

ARAÚJO, A. A.; SOARES, E. L. R. Identidade e relações étnico-raciais na formação escolar. Revista Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 1-14, jan. 2019. Disponível em: https://www.revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3628/3115. Acesso em: 18 mai. 2022.

BRASIL. Lei n° 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 8, p. 1, 10 jan. 2003.

BRASIL. Resolução CNE/CP 01/2004. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Diário Oficial da União. Brasília, 22 de junho de 2004.

CAETANO, J. O.; GOMES, S. A. O.; CASTRO, H. C. Da marginalização à centralidade: a importância da representatividade negra na literatura infantojuvenil. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 17, n. 22, p. 1-22, mai. 2022. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/18418/209209216295. Acesso em: 21 mai. 2022.

CARVALHO, L. C. Livros didáticos do Novo Ensino Médio: o choque do PNLD 2021. Sententia, 2021. Disponível em: https://sententia.com.br/lenacostacarvalho/2021/livros-didaticos-novo-ensino-medio-pnld/. Acesso em: 10 out.2022.

DA SILVA, A. L.; DA SILVA, C. A Base Nacional Comum Curricular e a Educação Étnico-Racial na promoção de uma educação antirracista. Revista Eletrônica Pesquiseduca, Santos, v. 13, n. 30, p. 553- 570, mai./ago. 2021. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/download/1056/952/3065. Acesso em: 21 mai. 2022.

DA SILVA, E. B.; DA SILVA, L. L. N.; SILVA, P. J. PROTAGONISTAS NEGROS NA LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA: breve histórico e perspectivas contemporâneas. Revista Humanidades e Inovação, Tocantins, v. 7, n. 22, p. 177-187, nov. 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/download/4067/2175. Acesso em: 8 mai. 2022.

DA SILVA, E. K. S.; ACCORSI, A. M. B. Protagonismo negro na literatura infantil: por uma abordagem antirracista do texto literário. Revista Eletrônica Científica da UERGS, Rio Grande do Sul, v. 7, n. 3, p. 275-283, dez. 2021. Disponível em: http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/3280/534. Acesso em: 11 jun. 2022.

DE MELO, J. C.; DE SOUZA, A. R. A Literatura Afro-brasileira como ferramenta para a promoção da igualdade racial na Educação Infantil. Brasilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 10, p. 76099-76114, out. 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/17906/14508. Acesso em: 11 jun. 2022.

FERREIRA, J. R. A. Formação docente e a inclusão das relações étnico-raciais na Educação Básica. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 3, p. 1-8, jan. 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6021/5447. Acesso em: 13 jun. 2022.

GAMARANO, S. S. S.; MEIRELES, G. S. O PROTAGONISMO AFIRMATIVO DO/A NEGRO/A EM HISTÓRIAS INFANTIS: uma desconstrução do lugar dos personagens para combater o racismo. Revista Científica Fagoc Multidisciplinar, Ubá, Minas Gerais, v. 4, n. 1, p. 21-31, jun. 2019. Disponível em: https://revista.unifagoc.edu.br/index.php/multidisciplinar/article/view/553/491. Acesso em: 18 abr. 2022.

GONÇALVES E SILVA, P. B. Educação das Relações Étnico-Raciais nas instituições escolares. Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 69, p. 123-150, mai./jun. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/xggQmhckhC9mPwSYPJWFbND/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 8 jun. 2022.

GRUPO COMPANHIA DAS LETRAS. Plano Nacional do Livro Didático – PNLD 2021: Ensino Médio. Disponível em: https://www.companhiadasletras.com.br/PNLD/ensinomedio/. Acesso em: 11 out. 2022.

MENDES, A. J.; MORAES, A. C.; DA SILVA, J. P. Práticas Educativas para educação étnico-racial em escolas da Educação Básica do maciço de Baturité-Ceará. Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE), Ceará, v. 1, n. 1, p. 1-15, jun. 2021. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/revnupe/article/view/12970/9197. Acesso em: 12 jun. 2022.

OLIVEIRA, A. S. S; TEIXEIRA, B. M. F; SILVA, M. V. Novo Ensino Médio: impactos da BNCC e do PNLD 2021 sobre o ensino de Sociologia. Revista Pesquisas e Práticas Educativas, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 57-72, dez. 2021.

SOARES, F. F.; DA ROCHA, F. R. L.; MARTINS, W. C. L. Práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva da Lei n° 10.639/03. Revista EM FAVOR DA IGUALDADE RACIAL, Rio Branco, v. 2, n. 2, p. 124-137, fev./jul 2019. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/RFIR/article/view/2647/1899. Acesso em: 11 jun. 2022.

SOUSA, F. R. S. et al. Formação docente na perspectiva da educação antirracista como prática social. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 17, n. 19, p. 1-16, jan. 2022. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/download/19366/209209216461/. Acesso em: 27 mai. 2022.
Publiée
2024-09-20