PROTAGONISMO NEGRO NA LITERATURA INFANTOJUVENIL NO PLANO NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD 2021): ANÁLISE DE UMA PROPOSTA

Resumen

Este trabalho objetiva identificar como o protagonismo negro é tratado na literatura disponível para o Ensino Médio no Programa Nacional do Livro Didático – PNLD. O objeto de análise foram três livros publicados pela editora Companhia das Letras: Avesso da Pele, Hibisco Roxo e Os Sertões: a luta, o qual mostrou que seus enredos trazem personagens negros como protagonistas ou problematizam as relações étnico-raciais, além de se mostrarem como um caminho para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. A análise dos livros indica um caminho possível para a inclusão da história e da cultura da África e da comunidade afro-brasileira, o que exige acompanhamento da forma como elas contribuem nas escolas com a construção de um olhar crítico e igualitário sobre as relações étnico-raciais no Brasil.

Biografía del autor/a

Pauline Marceli Souza da Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Marcelo Furtado Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduado em Pedagogia (pela UEMA), Mestrando em Currículo e Gestão da Escola Básica (pela UFPA), Atuando no setor pedagógico de Instituto de Ciência e Tecnologia do Estado do Maranhão (IEMA).

Andrio Alves Gatinho, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). É professor na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Citas

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Publicado
2024-09-20