A SECRETARIA ACADÊMICA: UM ESPAÇO DE PRÁTICA EDUCATIVA
Résumé
O presente artigo objetiva investigar as secretarias acadêmicas como espaços educativos tendo o secretário e os auxiliares como importantes sujeitos no processo formativo desempenhado pelo setor. Para o desenvolvimento dos estudos, metodologicamente, apoiamo-nos em revisão bibliográfica, documental e nas técnicas de coleta como questionários e entrevistas semiestruturadas, que foram analisados de forma interpretativa. Este estudo é parte dos resultados da pesquisa de mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, cuja dissertação resultou em produto educacional que enfoca as atividades formativas desenvolvidas pela Secretaria Acadêmica. Os resultados obtidos com a pesquisa demonstram que a Secretaria Acadêmica não realiza somente atividades burocráticas, mas desenvolve atividades formativas.
Références
Acesso em: 28 abr. 2021.
ALMEIDA, Veronica Lima da Fonseca; DE SOUZA, Alcina Martins; OLIVEIRA, Patricélia Nunes. A Profissão e Atuação do Secretário Escolar no Ensino Público e Privado em Escolas de São Sebastião-DF. Revista de Gestão e Secretariado, [S.l.], v. 4, n. 3, p. 83–109, 2013. Disponível em:
https://www.revistagesec.org.br/secretariado/article/view/195. Acesso em: 15 fev.
2022.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social.6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ (IFPR). Secretaria Acadêmica. Disponível em:
https://reitoria.ifpr.edu.br/secretaria-acadêmica/. Acesso em: 26 abr. 2021.
LIBÂNEO, José Carlos. Práticas de organização e gestão da escola: objetivos e
formas de funcionamento a serviço da aprendizagem de professores e alunos. 1–25,
2015. Disponível em: http://www.cascavel.pr.gov.br/arquivos/11022015_jose_carlos_libaneo_i.pdf. Acesso em: 22 set. 2021.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática – 6.ed.rev.e ampl. – São Paulo: Hecus Editora, 2018.
MERRIAM, Sharam. Ballard. Qualitative research and case study applications in education. São Francisco (CA): Jossey-Bass, 1998.
NICÁCIO, Marcondes de Lima; OLIVEIRA, Selma Suely Baçal de; ARAUJO, José Júlio César do Nascimento. A Experiência do Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia do Acre Com a formação dos trabalhadores da Educação básica no Vale do Juruá. Revista: Caribeña de Ciencias Sociales. Disponível em: https://www.eumed.net/rev/caribe/2019/03/instituto-federal-educacao.html. Acesso em: 14 fev.2022.
PACHECO, Eliezer. Fundamentos político-pedagógicos dos Institutos Federais: diretrizes para uma educação profissional e tecnológica transformadora. Natal: IFRN, 2015. 67 p. Disponível em: https://memoria.ifrn.edu.br/bitstream/handle/1044/1018/Fundamentos%20Poli%CC%81tico-Pedago%CC%81gicos%20dos%20Institutos%20Federais%20-%20Ebook.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 28 de abr. 2021.
SACRISTÁN, José Gimeno. Poderes instáveis em educação. Tradução de Beatriz
Affonso Neves. Porto Alegre: Artmed, 1999.
SANTOS, Jorgete Dias dos; S11 ptANTOS, Caroline. Delfino dos. Aspectos pedagógicos presentes na atuação do secretário escolar. Revista Educação Pública, v.20, n° 11, 24 de março de 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/11/aspectos-pedagogicos-presentes-na-atuacao-do-secretario-escolar.Acesso em 26 abr.2021.
VALE, Joilma Abreu Cabral do., BRITO, George Lauro Ribeiro de.A importância da secretaria escolar para a qualidade do atendimento as demandas da escola e da comunidade. A Revista Humanidades e Inovação, Palmas - TO - v.9, n.03.(2022). Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/7293. Acesso em: 20 jul. 2023.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).