A SECRETARIA ACADÊMICA: UM ESPAÇO DE PRÁTICA EDUCATIVA

Abstract

O presente artigo objetiva investigar as secretarias acadêmicas como espaços educativos tendo o secretário  e os auxiliares  como importantes sujeitos no processo formativo desempenhado pelo setor. Para o desenvolvimento dos estudos, metodologicamente, apoiamo-nos em revisão bibliográfica, documental e nas técnicas de coleta como questionários e entrevistas semiestruturadas, que foram analisados de forma interpretativa. Este estudo é parte dos resultados da pesquisa de mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, cuja dissertação resultou em produto educacional que enfoca as atividades formativas desenvolvidas pela Secretaria Acadêmica. Os resultados obtidos com a pesquisa demonstram  que a Secretaria Acadêmica  não realiza somente  atividades burocráticas, mas desenvolve atividades formativas.

Author Biographies

Marta Helena Szadkoski, Universidade Federal da integração latino-americana (UNILA)

Doutoranda em Integração Contemporânea da América Latina (PPG-ICAL – UNILA), Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Paraná (PROFEPT–IFPR), Graduação em Secretariado Executivo Trilíngue (UNIAMÉRICA).

Marcia Valeria Paixão, Universidade de Salamanca

Pós doutora em Antropologia Cultural pela Universidade de Salamanca, Espanha. Doutora em Administração. Graduação em Letras Português-Inglês, Pedagogia, Administração de Empresas e Mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

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Published
2024-09-20