A RELEVÂNCIA DA LINGUAGEM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Résumé

Este ensaio aborda a relevância da linguagem no processo de ensino e aprendizagem de ciências na educação básica. A linguagem desempenha um papel crucial na comunicação, na construção de significados e no desenvolvimento do pensamento científico dos alunos. Ao longo da história, a linguagem tem sido concebida de diferentes maneiras, desde sua função de representar o mundo e o pensamento até sua característica de atividade de interação. Diversos autores ressaltam a importância da linguagem no ensino de ciências. Bargalló destaca a influência mútua entre pensamento e linguagem na construção de modelos científicos mais elaborados e na precisão da linguagem. Vygotsky enfatiza a natureza social da linguagem e a interação da criança com o ambiente como fundamental para o desenvolvimento linguístico. Ele também destaca a relação entre pensamento e fala, em que a fala organiza o pensamento e a estrutura da fala difere da do pensamento.

Bibliographies de l'auteur

Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos , Universidade de São Paulo (USP)

É Psicanalista, Pedagogo, Bacharel em Administração. Atualmente é Membro da Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade USP/IEA. Sócio(a) da SBPC Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Membro da Rede Nacional da Ciência para a Educação- CPe.

Karina Silva Santos , Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

É bacharela em Letras português e espanhol pela UNIFESP. Mestranda em Educação e Saúde na Infância e na adolescência UNIFESP.

Références

BARGALLÓ, C. M. Aprender ciencias a través del lenguaje. Educar. n. 33, abr./jun. 2005. p. 27-38.
MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política. 3. Ed. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2009.
MORAES, R. Educar pela pesquisa: possibilidades para uma abordagem transversal no ensino da Química. Acta Scientiae. v.11, n. 1, p. 62-72. jan./jun. 2009.
MORAES, R. O significado do aprender: linguagem e pesquisa na reconstrução de conhecimentos. Conjectura. v. 15, n. 1, jan./abr. 2010.
KOCH, I. G. V. A inter-ação pela linguagem. São Paulo: Contexto, 2006.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. 4.ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2008.
Publiée
2024-08-12