A RELEVÂNCIA DA LINGUAGEM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumen
Este ensaio aborda a relevância da linguagem no processo de ensino e aprendizagem de ciências na educação básica. A linguagem desempenha um papel crucial na comunicação, na construção de significados e no desenvolvimento do pensamento científico dos alunos. Ao longo da história, a linguagem tem sido concebida de diferentes maneiras, desde sua função de representar o mundo e o pensamento até sua característica de atividade de interação. Diversos autores ressaltam a importância da linguagem no ensino de ciências. Bargalló destaca a influência mútua entre pensamento e linguagem na construção de modelos científicos mais elaborados e na precisão da linguagem. Vygotsky enfatiza a natureza social da linguagem e a interação da criança com o ambiente como fundamental para o desenvolvimento linguístico. Ele também destaca a relação entre pensamento e fala, em que a fala organiza o pensamento e a estrutura da fala difere da do pensamento.
Citas
MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política. 3. Ed. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2009.
MORAES, R. Educar pela pesquisa: possibilidades para uma abordagem transversal no ensino da Química. Acta Scientiae. v.11, n. 1, p. 62-72. jan./jun. 2009.
MORAES, R. O significado do aprender: linguagem e pesquisa na reconstrução de conhecimentos. Conjectura. v. 15, n. 1, jan./abr. 2010.
KOCH, I. G. V. A inter-ação pela linguagem. São Paulo: Contexto, 2006.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. 4.ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2008.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).