CONCEPÇÕES E NECESSIDADES FORMATIVAS DOCENTES SOBRE O SIGNIFICADO DO ATO DE ENSINAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Résumé

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa-ação colaborativa que investigou a formação continuada de professores na Educação Infantil, com base nos princípios teóricos da Pedagogia Histórico-Crítica. O estudo buscou compreender as necessidades formativas dos professores e suas implicações no exercício da docência com crianças. Com base nesse levantamento, foi elaborada uma proposta de encontros formativos para identificar e analisar as demandas relatadas pelas professoras colaboradores. A partir das evidências encontradas, foi possível categorizar os temas e desenvolver um programa de formação continuada sobre o processo de ensino e a prática docente na Educação Infantil. As análises realizadas sugerem a importância de repensar a relação entre teoria e prática na formação docente, bem como enfatizam a necessidade de uma formação intelectual sólida dos professores. Além disso, destacam que o ato de ensinar é plenamente possível e fundamental na Educação Infantil, levando em consideração as características específicas das crianças.

Bibliographies de l'auteur

Thaís Coutinho de Souza Silva, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutora em Educação e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente é professora substituta na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Iara Vieira Guimarães , Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. 

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Publiée
2023-10-25