CONCEPÇÕES E NECESSIDADES FORMATIVAS DOCENTES SOBRE O SIGNIFICADO DO ATO DE ENSINAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Abstract
O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa-ação colaborativa que investigou a formação continuada de professores na Educação Infantil, com base nos princípios teóricos da Pedagogia Histórico-Crítica. O estudo buscou compreender as necessidades formativas dos professores e suas implicações no exercício da docência com crianças. Com base nesse levantamento, foi elaborada uma proposta de encontros formativos para identificar e analisar as demandas relatadas pelas professoras colaboradores. A partir das evidências encontradas, foi possível categorizar os temas e desenvolver um programa de formação continuada sobre o processo de ensino e a prática docente na Educação Infantil. As análises realizadas sugerem a importância de repensar a relação entre teoria e prática na formação docente, bem como enfatizam a necessidade de uma formação intelectual sólida dos professores. Além disso, destacam que o ato de ensinar é plenamente possível e fundamental na Educação Infantil, levando em consideração as características específicas das crianças.
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