DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS - UNITINS A UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UFT, REMINISCÊNCIAS DO CÂMPUS DE ARRAIAS
Résumé
O presente texto se propõe a discutir sobre eventos que fizeram com que o Campus de Arraias da Universidade Estadual do Tocantins fosse transformado em um dos sete campi da Universidade Federal do Tocantins. A pesquisa que ora se apresenta remonta os idos de 1990 aos anos 2000. Fazer um detour, sobre em que condições funcionava a Unitins, dez campus e a Escola Agrícola de Natividade, no município de Natividade, transforma em realidade a UFT. O município de Arraias, objeto deste estudo data do século XVIII, nos anos de 1730 a 1740, com a descoberta do ouro em um lugar denominado Chapada dos Negros, para lá migraram senhores e escravos, que dá origem a cidade, sendo afastado por volta de 13 km de onde se localiza a cidade atualmente. Arraias dista 413 km da capital Palmas, praticamente a mesma distância, são 427 km, está localizada a capital Federal do País, ou seja, Brasília, estradas pavimentadas. Mas não foi sempre assim, para chegar a capital do Estado no tempo das águas, sim porque eram duas estações bem definidas, era difícil pela lama, no tempo da seca era a terra. As balsas para atravessar os rios Manoel Alves e Palmas, causavam medo, sobretudo, pela precariedade das embarcações. A sustentação em Kosik (1976) da mudança da realidade de modo revolucionário “só porque e só na medida em que nós mesmos produzimos a realidade, e na medida em que saibamos que a realidade é produzida por nós.” (p. 18).
Palavras-chave: Unitins; UFT; Arraias.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).