DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS - UNITINS A UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UFT, REMINISCÊNCIAS DO CÂMPUS DE ARRAIAS
Abstract
O presente texto se propõe a discutir sobre eventos que fizeram com que o Campus de Arraias da Universidade Estadual do Tocantins fosse transformado em um dos sete campi da Universidade Federal do Tocantins. A pesquisa que ora se apresenta remonta os idos de 1990 aos anos 2000. Fazer um detour, sobre em que condições funcionava a Unitins, dez campus e a Escola Agrícola de Natividade, no município de Natividade, transforma em realidade a UFT. O município de Arraias, objeto deste estudo data do século XVIII, nos anos de 1730 a 1740, com a descoberta do ouro em um lugar denominado Chapada dos Negros, para lá migraram senhores e escravos, que dá origem a cidade, sendo afastado por volta de 13 km de onde se localiza a cidade atualmente. Arraias dista 413 km da capital Palmas, praticamente a mesma distância, são 427 km, está localizada a capital Federal do País, ou seja, Brasília, estradas pavimentadas. Mas não foi sempre assim, para chegar a capital do Estado no tempo das águas, sim porque eram duas estações bem definidas, era difícil pela lama, no tempo da seca era a terra. As balsas para atravessar os rios Manoel Alves e Palmas, causavam medo, sobretudo, pela precariedade das embarcações. A sustentação em Kosik (1976) da mudança da realidade de modo revolucionário “só porque e só na medida em que nós mesmos produzimos a realidade, e na medida em que saibamos que a realidade é produzida por nós.” (p. 18).
Palavras-chave: Unitins; UFT; Arraias.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).