AS RELAÇÕES PROFESSOR-ESTUDANTE NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CONTEXTOS DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO
Résumé
A presente pesquisa visou discutir as relações entre professor e estudante no contexto do Estágio Curricular Obrigatório na licenciatura em Ciências Biológicas (ECO III da LCBio) de uma Universidade Federal brasileira. A pesquisa de natureza qualitativa teve como instrumentos de coleta de dados: o diário de campo, o planejamento na construção dos planos de aulas, a participação como ouvinte no conselho de classe da 3ª escala e as observações das professoras regente e supervisora do estágio. Ao todo foram ministradas 12 aulas aos estudantes do 8º ano A, no período de 13/12/2022 a 02/02/2023, com os conteúdos vinculados à origem do Universo e da Terra. A partir da análise dos dados coletados foi possível observar que aproximar o conteúdo da realidade sociocultural do aluno é uma das ferramentas fundamentais para o processo de ensino e aprendizagem.
Références
KROEF, R. F. S; GAVILLON, P. Q.; RAMM, L. V. Diário de campo e a relação do(a) pesquisador(a) com o campo-tema na pesquisa-intervenção. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 20, n. 2, p. 464-480. 2020.
LIBÂNEO, J. C. Didática. (Coleção Magistério 2º Grau. Série formação de professores). 1ª reimpressão. São Paulo: Cortez, 1991.
LIBÂNEO, J. C. As teorias pedagógicas modernas ressignificadas pelo debate contemporâneo na Educação. In: LIBÂNEO, J. C.; SANTOS, A. Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. São Paulo: Alínea, 2005, p. 15-58.
LIBÂNEO, J. C. O campo teórico-investigativo e profissional da didática e a formação de professores. In: SUANNO, M. V. R; PUIGGRÓS, N. R. Didática e formação de professores: perspectivas e inovações. Goiânia, CEPED, PUC Goiás, 2012. p. 37-58.
MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo-SP: Hucitec. 2014.
PESSOA, V. F. A Afetividade Sob a Ótica Psicanalítica e Piagetiana. Publicatio UEPG - Ciências Humanas. v. 8 p. 97-107. Ponta Grossa - PR. 2000.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Por que o estágio para quem não exerce o magistério: o aprender a profissão. In: _____. Estágio e Docência. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2018, p. 94-112.
TASSONI, E. C. M. Afetividade e aprendizagem: a relação professor-aluno. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, 23, 2000, Caxambu. GT 20 — Psicologia da Educação Anais... Caxambu: ANPEd, 2000. Disponível em: http://23reuniao.anped.org.br/textos/2019t.PDF Acesso em: 16. Fev. 2023.
TEIXEIRA, M. T. A.; REIS, M. F. Organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa. Meta: Avaliação. Rio de Janeiro, v. 4, n. 11, p. 162-187, mai./ago. 2012.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).