AS RELAÇÕES PROFESSOR-ESTUDANTE NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CONTEXTOS DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

Résumé

A presente pesquisa visou discutir as relações entre professor e estudante no contexto do Estágio Curricular Obrigatório na licenciatura em Ciências Biológicas (ECO III da LCBio) de uma Universidade Federal brasileira. A pesquisa de natureza qualitativa teve como instrumentos de coleta de dados: o diário de campo, o planejamento na construção dos planos de aulas, a participação como ouvinte no conselho de classe da 3ª escala e as observações das professoras regente e supervisora do estágio. Ao todo foram ministradas 12 aulas aos estudantes do 8º ano A, no período de 13/12/2022 a 02/02/2023, com os conteúdos vinculados à origem do Universo e da Terra. A partir da análise dos dados coletados foi possível observar que aproximar o conteúdo da realidade sociocultural do aluno é uma das ferramentas fundamentais para o processo de ensino e aprendizagem.

Bibliographies de l'auteur

Julia Rodrigues Cavalcanti, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2023). Bolsista PROLICEN- UFG (2021). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre As Relações Entre As Tecnologias E A Educação - KADJÓT.(2021) Áreas de pesquisa em educação, educação e tecnologia e teorias histórico-educativas. (2021) Bolsista pela CAPES pelo Programa de Educação Tutorial Ciências Biológicas UFG - PETBio UFG. (2021) Experiência em análises microbiológicas de amostras de alimentos, cosméticos, água, efluentes e ar ambiente. Graduanda em Pedagogia Licenciatura pela Universidade Federal de Goiás - UFG.

Ana Carolina Fernandes Silvestre D'Alvarenga, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Licencianda em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Goiás (UFG). Integrou a Rede de Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos (REPEC EJA). Tem experiência na área de educação, EJA, ensino de Biologia. Atuou como monitora de biologia no Colégio Integrado Unidade Areião. Atua como professora de biologia do AEE no Colégio Arena. 

Marcos Vinícius Ferreira Vilela , Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/REAMEC), linha de pesquisa formação de professores de ciências e matemática. Mestre em Ecologia e Evolução pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Possui Graduação em Ciências Biológicas (licenciatura), pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e graduação em Direito, pela Faculdade Anhanguera de Rondonópolis (FAR). Atualmente é docente do Departamento de Educação em Ciências (DEC) no Instituto de Ciências Biológicas (ICB)/ Universidade Federal de Goiás (UFG), docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFG) e integra o Banco Nacional de Avaliadores da Educação Superior BASis/INEP.

Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar , Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), na linha de pesquisa de Teorias da Educação e Processos Pedagógicos. Mestre em Biologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Cursou especialização em Formação de Professores, com foco em Educação Ambiental, na PUC Goiás. Licenciada e bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Goiás (UCG). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM UFG), do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE UFG) e do Departamento de Educação em Ciências do Instituto de Ciências Biológicas (DEC ICB) - UFG. 

Références

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Publiée
2023-10-25