AS RELAÇÕES PROFESSOR-ESTUDANTE NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CONTEXTOS DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO
Abstract
A presente pesquisa visou discutir as relações entre professor e estudante no contexto do Estágio Curricular Obrigatório na licenciatura em Ciências Biológicas (ECO III da LCBio) de uma Universidade Federal brasileira. A pesquisa de natureza qualitativa teve como instrumentos de coleta de dados: o diário de campo, o planejamento na construção dos planos de aulas, a participação como ouvinte no conselho de classe da 3ª escala e as observações das professoras regente e supervisora do estágio. Ao todo foram ministradas 12 aulas aos estudantes do 8º ano A, no período de 13/12/2022 a 02/02/2023, com os conteúdos vinculados à origem do Universo e da Terra. A partir da análise dos dados coletados foi possível observar que aproximar o conteúdo da realidade sociocultural do aluno é uma das ferramentas fundamentais para o processo de ensino e aprendizagem.
References
KROEF, R. F. S; GAVILLON, P. Q.; RAMM, L. V. Diário de campo e a relação do(a) pesquisador(a) com o campo-tema na pesquisa-intervenção. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 20, n. 2, p. 464-480. 2020.
LIBÂNEO, J. C. Didática. (Coleção Magistério 2º Grau. Série formação de professores). 1ª reimpressão. São Paulo: Cortez, 1991.
LIBÂNEO, J. C. As teorias pedagógicas modernas ressignificadas pelo debate contemporâneo na Educação. In: LIBÂNEO, J. C.; SANTOS, A. Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. São Paulo: Alínea, 2005, p. 15-58.
LIBÂNEO, J. C. O campo teórico-investigativo e profissional da didática e a formação de professores. In: SUANNO, M. V. R; PUIGGRÓS, N. R. Didática e formação de professores: perspectivas e inovações. Goiânia, CEPED, PUC Goiás, 2012. p. 37-58.
MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo-SP: Hucitec. 2014.
PESSOA, V. F. A Afetividade Sob a Ótica Psicanalítica e Piagetiana. Publicatio UEPG - Ciências Humanas. v. 8 p. 97-107. Ponta Grossa - PR. 2000.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Por que o estágio para quem não exerce o magistério: o aprender a profissão. In: _____. Estágio e Docência. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2018, p. 94-112.
TASSONI, E. C. M. Afetividade e aprendizagem: a relação professor-aluno. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, 23, 2000, Caxambu. GT 20 — Psicologia da Educação Anais... Caxambu: ANPEd, 2000. Disponível em: http://23reuniao.anped.org.br/textos/2019t.PDF Acesso em: 16. Fev. 2023.
TEIXEIRA, M. T. A.; REIS, M. F. Organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa. Meta: Avaliação. Rio de Janeiro, v. 4, n. 11, p. 162-187, mai./ago. 2012.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).