ENTREVISTA COM O PROFESSOR VITOR LIMA (UFRRJ): AS POSSIBILIDADES E DESAFIOS DE ENSINAR E APRENDER FILOSOFIA NO SÉCULO XXI VIA PLATAFORMAS COMO O YOUTUBE

Résumé

O professor Vitor Lima é o fundador juntamente com sua esposa Evelyn Lima do canal no YouTube: Isto não é Filosofia – INÈF. Licenciados em Filosofia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O canal tem como escopo temáticas vinculadas a Filosofia. E tornou-se um fenômeno desde sua fundação, pois vem crescendo vertiginosamente em número de adeptos, conteúdos e qualidade. Para ter uma ideia no momento em que iniciamos os primeiros contatos com o docente Vitor Lima a plataforma apresentava mais de 80.000 inscritos. Quando conseguimos realizar a entrevista com o Vitor Lima o canal do INÈF já tinha em inscritos mais de 100.000 pessoas inscritas. Um dos fatores que chamam atenção é que a maior parte dos vídeos não seguem a linguagem dos conteúdos que geralmente encontramos no YouTube, pois em sua maior parte são vídeos com 40 minutos e chegam a ter mais de 2 horas de duração. Entre os cursos que podem ser encontrados gratuitamente temos: 1) História da Filosofa (41 aulas), 2) Curso Introdução à Filosofia (51 aulas) e o 3) Curso a Filosofia e seus problemas. Além disso, os docentes fundaram o Núcleo de Formação Filosófica. Nessa plataforma são mais de 20 cursos, com mais de 2000 alunos e mais de 1000 páginas de material para estudo. Nessa plataforma temos 5 trilhas do conhecimento, são elas: Filosofia, Literatura, Pensamento Crítico, Técnicas de Estudos e Ciências. Com tamanho sucesso entrevistamos o fundador do Isto não é Filosofia – INÉF com o seguinte objetivo: Quais as possibilidades e desafios de ensinar e aprender Filosofia no século XXI via plataformas como o YouTube?

Biographie de l'auteur

André Almeida Santos, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Mestrando em Relações Étnico-Raciais pela Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB, Licenciado em História pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB/Campus – X, Licenciado em Pedagogia de Projetos pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB/Campus – X e Licenciado em Filosofia (UNIASSELV). Atualmente é coordenador pedagógico atuando no Conjunto Penal de Teixeira de Freitas – CPTF sendo do quadro efetivo da Secretaria de Educação do Estado da Bahia/SEC-BA. É professor de História concursado na Rede Municipal em Teixeira de Freitas. Ocupa atualmente a vice coordenação da Delegacia do Extremo Sul da APLB-Sindicato. Tem experiência como professor no curso da pós-graduação em Educação do Campo – PGEDUCAMPO na Universidade do Estado da Bahia – UNEB/Campus - X. Ministrou os componentes: 1) Educação do Campo, Movimentos Sociais e Políticas Públicas; 2) Trabalho e Educação do Campo.

Références

Entrevista
Publiée
2024-10-23
Rubrique
Entrevistas