RELAÇÕES COM O SABER/UNIVERSIDADE: PERSPECTIVAS DE ACADÊMICOS DO CURSO DE HISTÓRIA DA UFT-ARAGUAÍNA
Résumé
Este artigo investigou relações de acadêmicos do Curso de História, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Araguaína, com o saber e a universidade. Para isso selecionou questionamentos de atividades autoavaliativas respondidas pelos estudantes em quatro disciplinas. Ao dialogar com Bernard Charlot foram problematizadas perspectivas dos graduandos sobre estudar e aprender. O ato de estudar foi entendido como algo natural e, em alguns casos, como uma atividade que envolve dedicação, disciplina e organização. Mostrou que nem sempre os estudantes entendem que para aprender é preciso ter atividade intelectual. Estudar para ter uma profissão e um emprego, aprender para se tornar alguém melhor e transformar o meio em que vivem, foram relações com o saber que emergiram dos relatos. Assim, a pesquisa ressaltou a importância de compreender a relação dos estudantes com o curso superior, com a universidade, com os professores e com os saberes necessários à formação docente.
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