A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DE DOCENTES EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IFG ÁGUAS LINDAS
Résumé
O artigo visa refletir sobre a formação de docentes em direitos humanos, a partir da experiência da disciplina Fundamentos Teórico-Metodológicos da Educação em Direitos Humanos, ofertada pela primeira vez no segundo semestre de 2022 no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFG Águas Lindas. A metodologia deste trabalho envolveu pesquisa bibliográfica, documental e trabalho de campo, pautada na observação participante, entrevista e aplicação de questionários. Concluiu-se que a disciplina, embora não tenha trabalhado todos os conteúdos propostos, contribuiu para a formação de docentes como sujeitos de direitos cientes da sua importância na promoção da cultura dos direitos humanos na escola, ao contar com o apoio da cultura institucional do curso e de metodologia sintonizada com pressupostos da educação em direitos humanos.
Références
BRASIL. Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República. Educação em direitos humanos: diretrizes nacionais. Brasília: Secretaria Especial de Direitos Humanos, 2013.
CANDAU, Vera Maria. Educação em direitos Humanos e formação de professores. In: CANDAU, Vera Maria; SACAVINO, Suzana (Orgs.) Educação em Direitos Humanos: temas, questões e propostas. Petrópolis: DP Alii, 2008.
CARVALHO, José Sergio de Fonseca. Uma ideia de formação continuada em educação e direitos humanos. In: SILVEIRA, Rosa Maria Godoy et al. Educação em Direitos Humanos: fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Universitária, 2007.
FREIRE, Paulo. Justificando o novo título: direitos humanos e educação libertadora. In: FREIRE, Ana Maria Araújo; MENDONÇA, Erasto Fortes. (Orgs.) Direitos humanos e educação libertadora: gestão democrática da educação pública na cidade de São Paulo. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.
TAVARES, Celma. Educar em direitos humanos, o desafio da formação dos educadores numa perspectiva interdisciplinar. In: SILVEIRA, Rosa Maria Godoy et al. Educação em Direitos Humanos: fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Universitária, 2007.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).