A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DE DOCENTES EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IFG ÁGUAS LINDAS
Abstract
O artigo visa refletir sobre a formação de docentes em direitos humanos, a partir da experiência da disciplina Fundamentos Teórico-Metodológicos da Educação em Direitos Humanos, ofertada pela primeira vez no segundo semestre de 2022 no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFG Águas Lindas. A metodologia deste trabalho envolveu pesquisa bibliográfica, documental e trabalho de campo, pautada na observação participante, entrevista e aplicação de questionários. Concluiu-se que a disciplina, embora não tenha trabalhado todos os conteúdos propostos, contribuiu para a formação de docentes como sujeitos de direitos cientes da sua importância na promoção da cultura dos direitos humanos na escola, ao contar com o apoio da cultura institucional do curso e de metodologia sintonizada com pressupostos da educação em direitos humanos.
References
BRASIL. Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República. Educação em direitos humanos: diretrizes nacionais. Brasília: Secretaria Especial de Direitos Humanos, 2013.
CANDAU, Vera Maria. Educação em direitos Humanos e formação de professores. In: CANDAU, Vera Maria; SACAVINO, Suzana (Orgs.) Educação em Direitos Humanos: temas, questões e propostas. Petrópolis: DP Alii, 2008.
CARVALHO, José Sergio de Fonseca. Uma ideia de formação continuada em educação e direitos humanos. In: SILVEIRA, Rosa Maria Godoy et al. Educação em Direitos Humanos: fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Universitária, 2007.
FREIRE, Paulo. Justificando o novo título: direitos humanos e educação libertadora. In: FREIRE, Ana Maria Araújo; MENDONÇA, Erasto Fortes. (Orgs.) Direitos humanos e educação libertadora: gestão democrática da educação pública na cidade de São Paulo. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.
TAVARES, Celma. Educar em direitos humanos, o desafio da formação dos educadores numa perspectiva interdisciplinar. In: SILVEIRA, Rosa Maria Godoy et al. Educação em Direitos Humanos: fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Universitária, 2007.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).