REFLEXÕES DE QUATRO PROFESSORAS SOBRE OS EFEITOS DO “ENSINO REMOTO” NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Résumé
O texto traz experiências e reflexões de quatro professoras baianas sobre o impacto da Pandemia do Covid-19 para o desenvolvimento das crianças. As experiências mostram que as professoras precisaram reinventar-se a partir dos novos saberes construídos para atender a essa nova demanda. Foi possível observar nas instituições de Educação Infantil que nem todas as crianças conseguiram manter o vínculo com os espaços educativos, considerando-se que poucas famílias dispunham dos recursos tecnológicos que eram necessários para o acompanhamento das atividades em casa. As mudanças na rotina das instituições de Educação Infantil decorrentes da pandemia repercutiram também na prática pedagógica da professora universitária, na medida em que se fez necessário a criação de outras estratégias para realização do estágio curricular. Outro aspecto apontado pelas experiências foi que a desigualdade social ficou visível nesse período, mostrando quanto o acesso à educação se tornou difícil e segregador com a utilização do ensino remoto.
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