REFLEXÕES DE QUATRO PROFESSORAS SOBRE OS EFEITOS DO “ENSINO REMOTO” NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Abstract
O texto traz experiências e reflexões de quatro professoras baianas sobre o impacto da Pandemia do Covid-19 para o desenvolvimento das crianças. As experiências mostram que as professoras precisaram reinventar-se a partir dos novos saberes construídos para atender a essa nova demanda. Foi possível observar nas instituições de Educação Infantil que nem todas as crianças conseguiram manter o vínculo com os espaços educativos, considerando-se que poucas famílias dispunham dos recursos tecnológicos que eram necessários para o acompanhamento das atividades em casa. As mudanças na rotina das instituições de Educação Infantil decorrentes da pandemia repercutiram também na prática pedagógica da professora universitária, na medida em que se fez necessário a criação de outras estratégias para realização do estágio curricular. Outro aspecto apontado pelas experiências foi que a desigualdade social ficou visível nesse período, mostrando quanto o acesso à educação se tornou difícil e segregador com a utilização do ensino remoto.
References
BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União, Brasília, DF, ed. 53, 18 mar. 2020. Seção 01, p. 39.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República, 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 02 set. 2022.
BUCKINGHAM, Davi. A geração eletrônica. In: BUCKINGHAM, Davi. Crescer na era das mídias eletrônicas. São Paulo: Loyola, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção leitura).
GONZALEZ- MENA, Janet; EYER, Dianne Widmeyer. O Cuidado com bebês e crianças pequenas na creche: um currículo de educação e cuidados baseado em relações qualificadas. 9ª ed. Porto Alegre: AMGH Editora Ltda, 2014.
MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 21ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2010. (Coleção docência e formação. Séries saberes pedagógicos).
SARMENTO, Manuel Jacinto; CERISARA, Ana Beatriz (orgs.). Crianças e miúdos: Perspectivas Sociopedagógicas da infância e educação. Porto: Portugal: Asa Editores, 2004.
SARMENTO, Manuel Jacinto; CERISARA, Ana Beatriz (orgs.). A Sociologia da infância e a sociedade contemporânea: desafios conceituais e praxeológicos. In: ENS, Romilda Teodora; GARANHANI, Marynelma Camargo (orgs.). A Sociologia da infância e a formação de professores. Curitiba: Champagnat, 2013. p. 13-46.
SOARES, Suzana Macedo. Vínculo, movimento e autonomia: educação até 3 anos. Coleção Primeira Infância. 2ª ed. São Paulo: Ominiscencia, 2020.
VANDRÉ, Geraldo. Pra não dizer que não falei das flores. Disponível em: https://www.letras.mus.br/geraldo-vandre/46168/
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Livraria Martins Fontes editora LTDA. 4ª ed. 1991.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).