DANÇAS CIRCULARES E LUDICIDADE EM CONTEXTOS UNIVERSITÁRIOS: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS
Résumé
Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas experiências formativas com 363 participantes, na faixa etária compreendida entre 6-84 anos, em 23 rodas de danças circulares, em contextos universitários de duas Instituições de Ensino Superior (pública e privada), realizadas no período de 2016-2017. As técnicas utilizadas consistiram na realização de aulas tendo conteúdos básicos referentes às simbologias presentes nas danças circulares. Os participantes relataram emoções relacionadas à paz, alegria, tranquilidade, leveza, amor, felicidade e relaxamento. Nessas experiências, pode-se perceber, então, que as danças circulares foram sentidas como instrumentos de integração, celebração e autoconhecimento. Desse modo, foi possível compreender a importância de se desenvolver em contextos universitários uma didática que envolva a arte, voltada para a ênfase no movimento, na construção do sentido da vida, de modo sensível, mediante o contato com a dimensão emocional, dada pelo corpo.
Palavras-chave: Danças circulares; Ludicidade; Saber sensível; Formação; Emoções.
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