MOTIVAÇÃO E AUTOESTIMA POR MEIO DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMBATENDO A EVASÃO NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA NAIR DUARTE
Résumé
O enfoque desse estudo é analisar as estratégias de dinamização motivacional para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na promoção da autoestima por meio do lúdico na Escola Municipal Professora Nair Duarte. A EJA é uma modalidade de ensino para aqueles que não tiveram oportunidade de estudo enquanto criança, com uma proposta de educação diferenciada com foco em sentir-se bem, baseado na emoção e no despertar da motivação, com metodologias diferenciadas, para que esse público não desista. E tem como objetivo geral “Analisar as estratégias de dinamização motivacional para estudantes da EJA na promoção da autoestima”, e como objetivos específicos: averiguar as dificuldades que os jovens e adultos apresentam para permanecerem na escola; verificar se usam o lúdico como estratégias para um melhor desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem; identificar técnicas de implementação de atividades lúdicas da EJA na Escola Municipal Professora Nair Duarte. A pesquisa buscou verificar quais as práticas utilizadas pelos professores para o sucesso da aprendizagem dos jovens e adultos tendo como metodologia a pesquisa bibliográfica, descritiva e quantitativa/qualitativa, onde se utilizou como instrumentos de pesquisa entrevista semiestruturada com questionários de 8 questões para professores e alunos. Este artigo tem como bibliografia básica Freire (1996,1998, 2004) Gadotti (2002), Pinto (2000) Galdino (2012), dentre outras. Os dados mostram que são poucas as metodologias utilizadas pelos professores, as metodologias não chamam a atenção dos educandos fazendo com que eles desistam, os entrevistados dizem que são motivados pelos seus próprios objetivos de terem uma vida estabilizada futuramente.
Références
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