MOTIVAÇÃO E AUTOESTIMA POR MEIO DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMBATENDO A EVASÃO NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA NAIR DUARTE
Abstract
O enfoque desse estudo é analisar as estratégias de dinamização motivacional para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na promoção da autoestima por meio do lúdico na Escola Municipal Professora Nair Duarte. A EJA é uma modalidade de ensino para aqueles que não tiveram oportunidade de estudo enquanto criança, com uma proposta de educação diferenciada com foco em sentir-se bem, baseado na emoção e no despertar da motivação, com metodologias diferenciadas, para que esse público não desista. E tem como objetivo geral “Analisar as estratégias de dinamização motivacional para estudantes da EJA na promoção da autoestima”, e como objetivos específicos: averiguar as dificuldades que os jovens e adultos apresentam para permanecerem na escola; verificar se usam o lúdico como estratégias para um melhor desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem; identificar técnicas de implementação de atividades lúdicas da EJA na Escola Municipal Professora Nair Duarte. A pesquisa buscou verificar quais as práticas utilizadas pelos professores para o sucesso da aprendizagem dos jovens e adultos tendo como metodologia a pesquisa bibliográfica, descritiva e quantitativa/qualitativa, onde se utilizou como instrumentos de pesquisa entrevista semiestruturada com questionários de 8 questões para professores e alunos. Este artigo tem como bibliografia básica Freire (1996,1998, 2004) Gadotti (2002), Pinto (2000) Galdino (2012), dentre outras. Os dados mostram que são poucas as metodologias utilizadas pelos professores, as metodologias não chamam a atenção dos educandos fazendo com que eles desistam, os entrevistados dizem que são motivados pelos seus próprios objetivos de terem uma vida estabilizada futuramente.
References
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei no. 9.394/96-24 de dez. 1996 estabelece as diretrizes e bases da educação nacional Brasília: 1996.
BRUM, L.R.; GASPARIN, J.L. FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE A DOCÊNCIA COM PESQUISA. Universidade Estadual de Maringá 07 a 09 de Maio de 2012. Disponível em: http://www.ppe.uem.br/publicacoes/seminario_ppe_2012/trabalhos/co_01/013.pdf. Acesso em 26 de agosto de 2019
Constituição Da República Federativa Do Brasil,1988. Disponível em:
https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf. Acesso em 26 de agosto de 2019.
DANTAS, H. A Afetividade e a Construção do Sujeito na Psicogenéticade Wallon. In. LA TAILLE, Yves de (orgs). Piaget, Vygotsky, Wallon: Teorias Psicogenéticas em Discussão. São Paulo: Summus, 1992.
FREIRE, Paulo. Política e Educação. 5° edição. São Paulo, cortez,2001.
GADOTTI, Moacir (Org.). Educação de jovens e adultos: as experiências do MOVASP. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 1996.
GALDINO, A; GALDINO, S; BASTOS, M. F. A ludicidade como mediação pedagógica no contexto da Educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal Marcionílio Rosa. 1° ed. Irecê-BA, 2012.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa,4°edição. Atlas São Paulo, 2002.
KUENZER. A. Z. Ensino Médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. São Paulo: Cortez, 2000, 40 p.
PINTO, Álvaro vieira. Sete Lições sobre Educação de Adultos. 11°. Ed. São Paulo: Cortez 2000.
PORCARO, R. S. Os desafios enfrentados pelo educador de jovens e adultos no desenvolvimento de seu trabalho docente. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/715/71521708003.pdf Ecos Revista Científica, núm. 25, enero-junio, 2011.
SANTOS, S.C. A importância do lúdico no processo ensino aprendizagem. Santa Maria-RS, 2010.
SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA, F. P. A Pesquisa Científica. In: GERHARDT, T. E. (Orgs). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre, RS: Editora da UFRGS, 2009, p. 31-42.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).