TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UM VIÉS PARA A INCLUSÃO DIGITAL NA EJA
Résumé
A educação de jovens e adultos (EJA) é uma modalidade de ensino para as pessoas que não tiveram a oportunidade de estudos na idade apropriada. A EJA tem como objetivo garantir o direito à educação e escolarização e integrar o cidadão à sociedade tentando corrigir a exclusão. O artigo traz a temática “tecnologia da informação e comunicação: um viés para inclusão digital na EJA”. O estudo tem como objetivo principal compreender como as tecnologias digitais podem contribuir para a EJA, enquanto modalidade que atenda a educandos trabalhadores e sua inclusão social e digital. Seguido dos objetivos específicos: conhecer o uso das tecnologias e comunicação nos processos de ensino e aprendizagem; compreender como é feito o uso de TICs nas escolas nas turmas de EJA; entender a inclusão digital na vida dos alunos da EJA como viés. Diante da problemática apresentada: qual a importância da inclusão digital para os alunos da EJA, utilizamos a pesquisa bibliográfica a abordagem qualitativa. O aporte teórico está ancorado em autores, como, Lara, (2010), Miranda (2006), Silva (2010), entre outros. Percebemos que a educação por meio das ferramentas digitais torna realidade o sonho de muitos, possibilitando a atualização voltada ao mercado de trabalho das pessoas que não tiveram oportunidade de estudar quando criança e adentraram mais tarde na escola. Concluímos que EJA é de grande relevância, contribui para sociedade, dando condições ao sujeito na reconstrução do conhecimento e inclusão no mundo.
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