A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR POR MEIO DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD) NO BRASIL

A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR POR MEIO DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD) NO BRASIL

  • Maria Sara Pereira Lima
  • SILVANIS BORGES PEREIRA UNITINS

Abstract

 It is remarkable the growth of the Distance Education modality being used in Basic Education, Higher Education, free courses, among others. The focus of this study is to analyze the democratization of higher education through distance learning in Brazil, with the general objective of analyzing this modality and its contributions to the democratization of higher education in Brazil. Following the specific objectives: Discuss the concept of Distance Education and its legality in higher education; Describe the contributions that distance education has brought to higher education and its challenges; Analyze the role of the teacher and the student in this teaching modality. The research problem is what are the contributions of distance education to the democratization of higher education in Brazil. As a method, a qualitative bibliographical and documental research was carried out. It was used in the theoretical reference, authors such as: ALVES, (2011), Nascimento (2019), Passos (2018), Prado; Rosa (2008) among others. From the results, it was possible to affirm the contributions that DL offers to education, addressing how it has been democratizing higher education. It was concluded that distance education is a modality that contributes to education, and that the new technological tools help educational access.

 

Author Biographies

Maria Sara Pereira Lima

Graduanda do 8º período do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Tocantins-Unitins (campus Araguatins). mariasaralima99@gmail.com

SILVANIS BORGES PEREIRA, UNITINS

Pedagoga com especialização em Psicopedagogia e Educação Religiosa, Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Tocantins. 

References

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Educação a distância na internet:
abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.29, n.2, p.
327-340, jul./dez. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/dSsTzcBQV95VGCf6GJbtpLy/?format=pdf&lang=pt. Acesso dia 30 de out. de 2021.

ALVES, Lucineia. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância. Rio de Janeiro vol.10. São Paulo. p. 83-92, 2011. Disponível em: http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/issue/view/13/3. Acesso em: 06 de set. 2021.

BASEGGIO, Karina Roberta; MUNIZ, Eray Proença. Autonomia do aluno de EAD no Processo de Ensino e de Aprendizagem. Revista Tecnologia e Sociedade, vol. 5, núm. 8, enero-junio, 2009, pp. 1-16 Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba, Brasil. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4966/496650329006.pdf. Acesso dia 21 de out. 2021.

BRASIL. DECRETO Nº 9.057, DE 25 DE MAIO DE 2017. Brasília-DF, 2017.
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20152018/2017/decreto/d9057.htm. Acesso dia 17 de out. de 2021.

BRASIL. DECRETO Nº 5.800, DE 8 DE JUNHO DE 2006. Brasília-DF, 2006.
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20042006/2006/decreto/d5800.htm. Acesso dia 21 de out. de 2021.

BRASIL. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. – 4. ed. – Brasília, DF : Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2020. 59 p.
Disponível em:
https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/572694/Lei_diretrizes_bases_4e d.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso dia 05 de out. de 2021.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED. Relatório de Gestão 2009. Disponivel em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=1618 2-relatorio-gestao-seed-2009-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 21 de out. de 2021.

ELIASQUEVICI, Marianne Kogut; FONSECA, Nazaré Araújo da. Educação a distância : orientações para o início de um percurso. 2.ed. Belém - EDUFPA, 2009, p.106. Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/bitstream/prefix/169/6/Livro_EducacaoDistanciaOrient acoes.pdf. Acesso dia 16 de set. de 2021.

Gil, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. - São Paulo : Atlas, 2002. Disponível em: http://docplayer.com.br/26567661-Antonio-carlos-gilcomo-elaborar-projetos-de-u-i-sa.html. Acesso dia 15 de set. de 2021.
GOMES, Luiz Fernando. Tendências e desafios da Educação Superior. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 18, n. 1, p. 13-22 mar. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/8GbQ8WCyB5qGM44ZY4MGj4J/?lang=pt&format=pdf.

HACK, Josias Ricardo. Introdução à educação a distância. – Licenciatura em Letras, Português na Modalidade à Distância. Florianópolis: LLV/CCE/UFSC, 2011. p.126. Disponível em: https://uab.ufsc.br/portugues/files/2012/04/livrointrodu%c3%a7%c3%a3o-a-EAD.pdf. Acesso dia 15 de out. de 2021.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. - São Paulo: Atlas 2003, p. 310. Disponível em: http://docente.ifrn.edu.br/olivianeta/disciplinas/copy_of_historia-i/historia-ii/china-eindia/at_download/file. Acesso dia 10 de out. de 2021.

NASCIMENTO; Rayssa Araujo. Educação a distância e reputação: desafios do ensino superior brasileiro. 2019. f.147. Dissertação (Mestrado - Comunicação Digital Universidade Católica Portuguesa. Centro Regional de Braga). Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Braga – Portugal. 2019. Disponível em:
https://repositorio.ucp.pt/handle/10400.14/29493. Acesso em 9 de set. de 2021.

PASSOS, Marize Lyra Silva. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: breve histórico e contribuições da Universidade Aberta do Brasil e da Redee-Tec Brasil. Vitória: Edição do autor. 2018, p.81. Disponível em: http://docente.ifrn.edu.br/olivianeta/disciplinas/copy_of_historia-i/historia-ii/china-eindia/at_download/file. Acesso dia 20 de out. de 2021.

PIMENTEL, Nara. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD): Reflexões Críticas e
Práticas. In: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues; MORAES, Raquel de Almeida; TERUYA, Teresa Kazuko. (Org). A modalidade a distância no Brasil: aspectos conceituais, políticos e tecnológicos. 1ª Edição Eletrônica. Uberlândia - Minas Gerais: Navegando Publicações, 2017, p.25-39. Disponível em:
https://www.cead.unb.br/images/ead_reflexoes_critica_praticas.pdf. Acesso dia 12 de set. de 2021.

PRADO, Edna Cristina do; ROSA, Ana Cristina Silva da. A interatividade na educação a distância: avanços e desafios. EccoS, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 169187, jan./jun. 2008. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/715/71510109.pdf. Acesso dia 25 de set. de 2021.

PRETI, Oreste. Educação a distância: fundamentos e políticas. 2º edição – Cuiabá: EdUFMT, 2009, p. 172. Disponível em:
https://www.academia.edu/33840291/EDUCA%C3%87%C3%83O_A_DIST%C3%82
NCIA. Acesso dia 08 de set. de 2021.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013, p.277. Disponível em: https://aedmoodle.ufpa.br/pluginfile.php/291348/mod_resource/content/3/2.1-E-bookMetodologia-do-Trabalho-Cientifico-2.pdf. Acesso dia 25 de set. de 2021.
Published
2024-10-15
Section
Artigos