EDUCAÇÃO LIBERTADORA EM DIREITOS HUMANOS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA HAITIANA

Résumé

O presente trabalho busca perceber questões sobre a Educação em Direitos Humanos na América Latina, que surgiu na luta dos movimentos sociais em defesa da educação e da democracia, fundamentados nas práticas pedagógicas de Paulo Freire. Metodologicamente utilizou-se o método dialético, quanto à abordagem, utilizou-se a técnica qualitativa, quanto aos tipos de pesquisa, bibliográfica, exploratória e descritiva, quanto à técnica de análise de dados: análise de conteúdo. Para consolidar o aporte teórico, houve a contribuição de autoras e autores como: Freire, James, Quijano e hooks. Esse artigo pretende observar de que maneira a Revolução Haitiana contribui para as discussões sobre Educação em Direitos Humanos, como prática da libertação, desse modo, perceber como a Revolução Haitiana, única revolução de escravizados bem-sucedida na história da humanidade, pode contribuir para as reflexões e problematizações de uma educação em Direitos Humanos como prática da liberdade.

Bibliographies de l'auteur

Adalberto Davi Cruz Moitinho Dourado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Graduado em Direito pela Universidade Tiradentes (UNIT), Mestrando em Teoria e Filosofia do Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). 

Luísa Vanessa Carneiro da Costa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)

Mestra em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Graduada em Direito pelo Centro Universitário do Vale do Ipojuca (UNIFAVIP), Doutoranda em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO). 

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Publiée
2023-06-16