EDUCAÇÃO LIBERTADORA EM DIREITOS HUMANOS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA HAITIANA
Abstract
O presente trabalho busca perceber questões sobre a Educação em Direitos Humanos na América Latina, que surgiu na luta dos movimentos sociais em defesa da educação e da democracia, fundamentados nas práticas pedagógicas de Paulo Freire. Metodologicamente utilizou-se o método dialético, quanto à abordagem, utilizou-se a técnica qualitativa, quanto aos tipos de pesquisa, bibliográfica, exploratória e descritiva, quanto à técnica de análise de dados: análise de conteúdo. Para consolidar o aporte teórico, houve a contribuição de autoras e autores como: Freire, James, Quijano e hooks. Esse artigo pretende observar de que maneira a Revolução Haitiana contribui para as discussões sobre Educação em Direitos Humanos, como prática da libertação, desse modo, perceber como a Revolução Haitiana, única revolução de escravizados bem-sucedida na história da humanidade, pode contribuir para as reflexões e problematizações de uma educação em Direitos Humanos como prática da liberdade.
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