FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM/PARA OS DIREITOS HUMANOS: MEMÓRIAS E PROCESSOS
Résumé
O presente relato de experiência apresenta um processo de formação de professores em/para os direitos humanos no curso de Pedagogia e demais licenciaturas da PUC - Rio, com recorte temporal entre 2013 e 2022. Esse processo vem se constituindo como espaço para produção de sentido e percepção dos direitos humanos pelos estudantes, para além da discussão teórica sobre o tema. A produção deste relato foi elaborada a partir da memória desse processo, objetivando reconhecer resultados emergentes a partir da fala dos estudantes e da análise das etapas de trabalho desenvolvidas nesse espaço de tempo. O texto evidencia a potencialidade desse processo formativo, na medida em que os estudantes exercitam a criatividade, a autoria e a autonomia na produção de oficinas pedagógicas de direitos humanos. O relato aponta, ainda, possíveis desdobramentos do trabalho na produção de materiais e atividades de extensão no campo da educação em direitos humanos.
Références
BARROCO, Maria Lúcia Silva. Ética, direitos humanos e neoconservadorismo. São Paulo: EDUC, 2021. (Série Serviço Social).
BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília, DF: Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH), Ministério da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO, 2006.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno. Parecer nº 08/2012. Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Relatores: Antonio Carlos Caruso Ronca (Presidente), Rita Gomes do Nascimento (Relatora), Raimundo Moacir Feitosa e Reynaldo Fernandes (membros). Brasília, DF, 2012a.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno. Resolução nº 1/2012. Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em direitos humanos. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 31 de maio de 2012b. Seção 1, p. 48.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 7/2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 19 de dezembro de 2018. Seção 1, p. 49-50.
CANDAU, Vera. Educação em direitos humanos: uma proposta de trabalho. In: ZENAIDE, Maria de Nazaré (org.). Oficinas aprendendo e ensinando direitos humanos. João Pessoa: JB Ed., 1999. p. 13-25.
CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, jan./abr. 2008.
CANDAU, Vera Maria Ferrão; SACAVINO, Susana. Educação em direitos humanos no Brasil: ideias-força e perspectivas de futuro. In: MAGENDZO, Abrahan (org.). Pensamiento y ideas-fuerza de la educación en derechos humanos en iberoamérica. Santiago do Chile: UNESCO-OEI, 2009. p. 68-83.
[referência excluída para manter o anonimato]
CORSETTI, Berenice. Neoconservadorismo e políticas educacionais no Brasil. Educação Unisinos, v. 23, n. 4, p. 774-784, out./dez. 2019.
DORNELLES, João Ricardo W. Sobre os direitos humanos, a cidadania e as práticas democráticas no contexto dos movimentos contra-hegemônicos. Revista da Faculdade de Direito de Campos, ano 6, n. 6, jun. 2005.
[referência excluída para manter o anonimato]
FERNANDES, Yrama; CANDAU, Vera. Direito à qualidade da educação e Educação em Direitos Humanos: inter-relações e desafios. Revista Educação, Porto Alegre, v. 40, n. 1, p. 2-9, jan./abr. 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GREGORI, José. O primeiro Programa Nacional de Direitos Humanos. In: BRASIL. Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH). Direitos humanos 2008: a realidade do país aos 60 anos da declaração. Brasília, 2008. p. 23-24.
MIRANDA, Nilmário. A criação da Secretaria Especial dos Direitos Humanos. In: BRASIL. Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH). Direitos humanos 2008: a realidade do país aos 60 anos da declaração. Brasília, 2008. p. 25-27.
MONTEIRO, Aída. O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. In: BRASIL. Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH). Direitos humanos 2008: a realidade do país aos 60 anos da declaração. Brasília, 2008. p. 29-31.
[referência excluída para manter o anonimato]
SACAVINO, Susana Beatriz et al. Construtores de cidadania: oficinas pedagógicas para a formação de agentes sociais multiplicadores. Rio de Janeiro: Novamerica, 2007. (Oficina 6: O que são Direitos Humanos).
SILVA, Aída Maria Monteiro; TAVARES, Celma. Educação em direitos humanos no Brasil: contexto, processo de desenvolvimento, conquistas e limites. Revista Educação, Porto Alegre, v. 36, n. 1, p. 50-58, jan./abr. 2013.
VIEIRA, Oscar Vilhena. Três teses equivocadas sobre os direitos humanos. In: CONSÓRCIO UNIVERSITÁRIO PELOS DIREITOS HUMANOS. Manual de Mídia e Direitos Humanos. São Paulo: Ed. PUC/USP, 2001. p. 75-81.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).