FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM/PARA OS DIREITOS HUMANOS: MEMÓRIAS E PROCESSOS
Abstract
O presente relato de experiência apresenta um processo de formação de professores em/para os direitos humanos no curso de Pedagogia e demais licenciaturas da PUC - Rio, com recorte temporal entre 2013 e 2022. Esse processo vem se constituindo como espaço para produção de sentido e percepção dos direitos humanos pelos estudantes, para além da discussão teórica sobre o tema. A produção deste relato foi elaborada a partir da memória desse processo, objetivando reconhecer resultados emergentes a partir da fala dos estudantes e da análise das etapas de trabalho desenvolvidas nesse espaço de tempo. O texto evidencia a potencialidade desse processo formativo, na medida em que os estudantes exercitam a criatividade, a autoria e a autonomia na produção de oficinas pedagógicas de direitos humanos. O relato aponta, ainda, possíveis desdobramentos do trabalho na produção de materiais e atividades de extensão no campo da educação em direitos humanos.
References
BARROCO, Maria Lúcia Silva. Ética, direitos humanos e neoconservadorismo. São Paulo: EDUC, 2021. (Série Serviço Social).
BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília, DF: Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH), Ministério da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO, 2006.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno. Parecer nº 08/2012. Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Relatores: Antonio Carlos Caruso Ronca (Presidente), Rita Gomes do Nascimento (Relatora), Raimundo Moacir Feitosa e Reynaldo Fernandes (membros). Brasília, DF, 2012a.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno. Resolução nº 1/2012. Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em direitos humanos. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 31 de maio de 2012b. Seção 1, p. 48.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 7/2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 19 de dezembro de 2018. Seção 1, p. 49-50.
CANDAU, Vera. Educação em direitos humanos: uma proposta de trabalho. In: ZENAIDE, Maria de Nazaré (org.). Oficinas aprendendo e ensinando direitos humanos. João Pessoa: JB Ed., 1999. p. 13-25.
CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, jan./abr. 2008.
CANDAU, Vera Maria Ferrão; SACAVINO, Susana. Educação em direitos humanos no Brasil: ideias-força e perspectivas de futuro. In: MAGENDZO, Abrahan (org.). Pensamiento y ideas-fuerza de la educación en derechos humanos en iberoamérica. Santiago do Chile: UNESCO-OEI, 2009. p. 68-83.
[referência excluída para manter o anonimato]
CORSETTI, Berenice. Neoconservadorismo e políticas educacionais no Brasil. Educação Unisinos, v. 23, n. 4, p. 774-784, out./dez. 2019.
DORNELLES, João Ricardo W. Sobre os direitos humanos, a cidadania e as práticas democráticas no contexto dos movimentos contra-hegemônicos. Revista da Faculdade de Direito de Campos, ano 6, n. 6, jun. 2005.
[referência excluída para manter o anonimato]
FERNANDES, Yrama; CANDAU, Vera. Direito à qualidade da educação e Educação em Direitos Humanos: inter-relações e desafios. Revista Educação, Porto Alegre, v. 40, n. 1, p. 2-9, jan./abr. 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GREGORI, José. O primeiro Programa Nacional de Direitos Humanos. In: BRASIL. Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH). Direitos humanos 2008: a realidade do país aos 60 anos da declaração. Brasília, 2008. p. 23-24.
MIRANDA, Nilmário. A criação da Secretaria Especial dos Direitos Humanos. In: BRASIL. Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH). Direitos humanos 2008: a realidade do país aos 60 anos da declaração. Brasília, 2008. p. 25-27.
MONTEIRO, Aída. O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. In: BRASIL. Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH). Direitos humanos 2008: a realidade do país aos 60 anos da declaração. Brasília, 2008. p. 29-31.
[referência excluída para manter o anonimato]
SACAVINO, Susana Beatriz et al. Construtores de cidadania: oficinas pedagógicas para a formação de agentes sociais multiplicadores. Rio de Janeiro: Novamerica, 2007. (Oficina 6: O que são Direitos Humanos).
SILVA, Aída Maria Monteiro; TAVARES, Celma. Educação em direitos humanos no Brasil: contexto, processo de desenvolvimento, conquistas e limites. Revista Educação, Porto Alegre, v. 36, n. 1, p. 50-58, jan./abr. 2013.
VIEIRA, Oscar Vilhena. Três teses equivocadas sobre os direitos humanos. In: CONSÓRCIO UNIVERSITÁRIO PELOS DIREITOS HUMANOS. Manual de Mídia e Direitos Humanos. São Paulo: Ed. PUC/USP, 2001. p. 75-81.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).