A CONCEPÇÃO SOCIOCULTURAL NA EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UM OLHAR CRÍTICO À SOCIEDADE CONSUMISTA

Résumé

O presente artigo tem por objetivo apresentar as contribuições existentes da abordagem sociocultural para educação financeira frente sociedade consumista com foco na formação crítica e integral do ser humano no ensino profissional e tecnológico. Baseou-se em discutir conceitos de educação profissional, enfatizando a sua visão omnilateral e formação integral do indivíduo, assim como educação financeira em um contexto abrangente, sem se prender apenas aos conteúdos matemáticos, buscando associar as ideias socioculturais de Paulo Freire à criticidade aos problemas causados pelo consumo excessivo e irresponsável. Por fim, apresenta o curso de extensão como recurso educacional ideal para trabalhar o assunto abordado na educação profissional e tecnológica, utilizando a ferramenta PBL- Problem Based Learning.

Bibliographies de l'auteur

Geovani Alves da Costa, Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)

Especialista em Gestão Escolar pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Atualmente atua como diretor administrativo-financeiro do Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Aracati.

Sandra Maria Campos Alves, Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)

Doutora em Solos e Nutrição Vegetal pela Universidade de São Paulo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Leila Maria Rodrigues Carvalho, Secretaria Municipal de Educação de Acaraú-CE

Especialista em Língua e Literatura Portuguesa pela Faculdade IEDUCARE. Atua como professora da rede básica de ensino do município de Acaraú, no estado do Ceará.

Demóstenes Dantas Vieira, Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)

Doutor em Letras/Linguística pela Universidade Federal do Pernambuco - UFPE. Professor permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, atuando na Educação Básica, no Ensino Superior e na Pós-Graduação.

Références

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Publiée
2024-10-04