ENSINO DE LEITURA LITERÁRIA E ECOS SUBJETIVOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
Résumé
Este trabalho discute uma experiência com leitura literária no 8° ano do ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola pública da cidade de Araguaína (TO). Em seu documento de referência curricular, a breve menção à literatura — feita pela expressão texto literário — apenas vem justificar o ensino das normas-padrão da língua. Essa determinação do lugar da literatura, na EJA, configura um ensino que tem base no controle das leituras de textos e de mundo dos alunos. Uma vez que esses se desviam de tais regras, o erro é determinado e as leituras e visões de mundo acabam se mantendo aprisionadas em uma única forma. Neste estudo, os resultados apontam que um ensino de leitura literária que valorize as subjetividades é capaz de promover autonomia, estranhamento, pensamento crítico e posicionamento diante de discursos hegemônicos que silenciam as vozes dos estudantes dessa modalidade de ensino.
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